Os cães adoram rotina. É ideal que as refeições venham todos os dias nos mesmos horários para que o seu relógio biológico não desregule. O mesmo deve acontecer com os passeios, chegada dos tutores, escovações do pelo, brincadeiras e fazer suas necessidades. Quando possuem um horário específico, o ambiente se torna mais previsível e ajuda no controle de ansiedade do animal.
Quando mudamos para um novo lar, o ambiente deixa de ser previsível para os pets, podendo causar desconforto e confusão. Os vizinhos não serão os mesmos, nem os sons, tampouco os cheiros. Até mesmo a forma como a luz entra no apartamento ou casa pode afetá-los. Muitos problemas comportamentais acabam surgindo neste período, como xixi fora do lugar, latidos repentinos enquanto sozinhos ou não, problemas para dormir, dentre outros. Tudo faz parte da adaptação ao ambiente e é importante que se tenha muita paciência.
A primeira decisão a ser tomada é tentar manter a rotina atual mais próxima da anterior. Caso isso não seja possível, devido a um novo horário de trabalho, por exemplo, é importante que se crie uma nova rotina. Quanto mais as atividades diárias se repetirem, mais rápida será a adaptação. O tutor não deve renovar os objetos pessoais do seu pet, como potinhos de comida e água, brinquedos, cama e mantas. Uma adaptação anterior a mudança poderá ser feita, levando o cão até o novo lar e deixando-o farejar o ambiente. Levar os móveis antigos também pode ajudar.
É importante dar o máximo de atividade possível para o pet. Além dos passeios, antes de sair de casa, deixar um desafio para ele. Existem brinquedos onde se colocam petiscos, frutas amassadas ou ração, que fazem o cão gastar energia para retirá-los, se entretendo sozinho no novo lar por algum tempo. Alguns problemas comportamentais podem ser resolvidos somente com enriquecimento do ambiente e rotina.
Há casos em que os cães são retirados de um lar, da rua ou de ONGs e levados para a casa de novos tutores. Nesta situação, também é importante manter seus objetos pessoais por algum tempo e iniciar uma rotina saudável. O ambiente precisa ser apresentado aos novos moradores e sempre que exibirem um comportamento correto, devem ser recompensados com carinho, petisco ou elogio. O que cada cão demonstrar mais interesse.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
View Comments
Adorei. Nada melhor do que ver o cachorríneo se sentir bem de novo no seu novo lar. <3