A relação entre cães e crianças sempre dividiu opiniões. Enquanto alguns acham importante que crianças convivam com animais, outras acreditam não ser ideal, por questões de segurança e higiene. Hoje, até mesmo com pesquisas científicas, está provado que o convívio com animais de estimação traz muitos benefícios para as crianças.
- O convívio com animais é um estímulo físico e mental, o que pode ajudar a criança se tornar mais ativa, confiante, sociável e criativa.
- Para crianças tímidas, o cão pode ser um facilitador social, diminuindo a sua ansiedade e fazendo com que ela fique mais segura.
- O desenvolvimento de uma relação de cuidado e respeito com os animais desde cedo é muito importante.
- O contato com animais pode até reduzir as chances de surgimento de algumas doenças e aumentar a imunidade, tanto em crianças, como em adultos. Essa é a conclusão de uma séria pesquisa de uma universidade brasileira!
- Portanto, podemos ver que ter um cão em casa traz só alegrias e benefícios, mas é claro que precisamos ter algumas regras e cuidados, para que o contato com a criança seja seguro e agradável.
- Mantenha o pet com as vacinas sempre em dia, bem como vermífugo, antipulgas e carrapatos.
- Banhos regulares e rotinas de higiene, como limpeza de patas depois do passeio, também são necessárias para garantir a limpeza do pet e do ambiente.
- Educação básica para o pet é fundamental: ensinar comandos como “senta”, “deita”, “fica” e “vem” ajuda a controlar o comportamento dele, diminuindo as chances de acidentes com as crianças. Ensinar a brincar da forma correta, sempre utilizando brinquedos, como bolinhas ou cordas, em vez de ficar mordendo ou pulando, também ajuda na relação do cão com a criança. Ter um momento para atividade física diária do animal também é importante, para que ele gaste sua energia da forma certa, durante um passeio, por exemplo.
- Ensine também as crianças: oriente sobre a forma correta de se aproximar de um cão desconhecido, como acariciar um cachorro conhecido, a não abordar um pet enquanto come ou dorme e as formas corretas de brincar com o cão. Delegue também algumas tarefas simples, como encher o pote de água, auxiliar o adulto na limpeza do banheirinho e sair para passear com um adulto e pet. Isso ajuda a criar um senso de responsabilidade e respeito com os animais.
- Por mais dócil que o cão seja, nunca o deixe sozinho com a criança pequena, sem supervisão. Muitos acidentes acontecem dessa forma, durante uma brincadeira não supervisionada, ou mesmo com o cachorro dormindo e a criança tentando acariciá-lo, o que pode causar uma agressão não intencional. Brincadeiras entre cães e crianças pequenas só com adulto por perto!
É possível manter uma relação saudável e prazerosa entre cães e crianças, levando em conta suas particularidades e necessidades, e tomando os cuidados adequados. A amizade e os laços entre a criança e o pet são tão importantes na infância, que permanecem na vida adulta!
Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.
Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa
Ficamos felizes que tenha gostado Marisa!
Continue ligada que sempre teremos mais novidades para você!