Cachorro brigando é sempre motivo de preocupação para os tutores. E não é para menos: com dentes afiados e força na mandíbula, os cães podem se machucar — e muito! — durante as disputas.
Dependendo do porte dos cachorros envolvidos, além de lacerações superficiais, as brigas também podem atingir órgãos internos, colocando em risco a vida dos pets.
Na hora do desespero, muitas pessoas tentam fazer a separação à força, o que pode agravar ainda mais a situação. Sem contar o risco de o cachorro voltar a agressividade para você.
Pensando nisso, conversamos com a Dra. Tuany Fialho, médica-veterinária da Petz, que nos ajudou a preparar algumas dicas de como separar briga de cachorro. Vamos conferir?
Essa não é exatamente uma dica de como separar os cachorros brigando, mas ela com certeza ajuda a evitá-las! Para compreender, pense em como funciona uma briga entre duas pessoas.
Em geral, começa com uma discussão e os envolvidos se exaltam antes de partirem para a agressão física, não é mesmo? Pois bem! Com os cães não é muito diferente. O problema é que nem sempre conseguimos decifrar os sinais de que um pet está “contrariado”.
Nesse sentido, uma teoria relevante é a dos chamados calming signals, ou sinais de apaziguamento. De acordo com essa teoria, os cães fazem uso de uma série de sinais a fim de minimizar conflitos com outros cães e também com pessoas.
Ou seja, como o próprio nome sugere, eles têm o objetivo de apaziguar os ânimos. Esses sinais vão desde sentar de costas para outro pet até outros mais evidentes, como o enrijecimento do corpo e rosnados.
Durante a interação de dois cachorros, é importante ficar atento e observar se um dos pets dá sinais de desconforto. Se perceber e pensar “meus cachorros estão se estranhando”, você poderá tentar desviar a atenção deles para outra coisa enquanto não voltam seu foco para a briga.
Não teve jeito e os cachorros começaram mesmo a brigar? Por mais que seja difícil, tente manter a calma e, ao ver um cachorro brigando com o outro, não entre na briga para separar os cães. Ao tentar interferir diretamente, você pode sair com machucados graves.
Em vez disso, a Dra. Tuany Fialho explica que a melhor maneira de apartar dois cachorros brigando é desviar a atenção deles para outra coisa. Bata palmas o mais forte que puder, coloque um som alto no celular, bata panelas ou o que estiver a seu alcance. Em geral, ao distrair os cachorros, eles se separam automaticamente.
Na falta de elementos que os ajudem a produzir sons altos, alguns tutores podem se ver tentados a gritar. De acordo com a veterinária da Petz, a tática não é recomendada. “Isso pode alarmar os cães e piorar a situação” diz. “O ideal é que o barulho pareça vir do ambiente, não do tutor”, completa.
Uma vez que os cães tenham parado de brigar e a agressividade tenha diminuído, procure distanciá-los ainda mais. Faça isso com cautela e mantenha os dois cachorros separados por mais um tempinho. Eles poderão retomar a aproximação quando estiverem mais tranquilos.
A respeito da interação entre os cachorros, é importante que o tutor tente entender o motivo da disputa. Assim, ele poderá fazer mudanças a fim de evitar brigas futuras. Por exemplo, no caso de dois cães que vivem juntos, é comum haver disputas por comida.
Nesse caso, procure alimentar os pets em ambientes separados. Ou, se o pet costuma se envolver em brigas durante os passeios, é indicado falar com um adestrador para entender o que está acontecendo.
Lembrando que se após a briga os cães apresentarem dores ou machucados, um veterinário deverá ser consultado o quanto antes para avaliação do quadro! Sempre valorize o bem estar do seu cão.
Agora que sabe como agir se ver seu cachorro brigando, veja outros conteúdos do blog da Petz. Aqui você fica por dentro de mais cuidados sobre cães e outras espécies. Além disso, você confere curiosidades e dicas sobre o mundo animal!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…