Atualmente, é muito comum encontrar tutores com mais de um pet — o que é ótimo, uma vez que os bichinhos fazem companhia um para o outro. Porém, seja por ciúmes ou outras questões, às vezes, nos deparamos com cachorros brigando.
Geralmente, isso acontece nos primeiros momentos de contato entre os animais e pode ser perigoso para ambos. Sendo assim, é importante entender melhor a causa disso e como lidar com cachorro estressado.
Muitas vezes, se estão acostumados com passeios diários, os peludos são muito sociáveis quando encontram outros pets. Se esse for o caso do seu mascote, certamente, não é comum ver o cachorro latindo para outro durante uma caminhada. Porém, em casa, a situação pode ser bem diferente.
Embora existam exceções, o comportamento de um cãozinho em relação a outros costuma ser diferente dentro e fora do território dele. Os motivos que costumam deixar o cachorro bravo são: disputa por alimento, brinquedos, hierarquia ou atenção do tutor e dos familiares.
De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Tuany Fialho, existe uma razão biológica para isso: “os cães têm um start hormonal que faz com que haja disputa por território”, explica a especialista. Assim, se você se deparar com cachorros brigando, saiba que o controle do ambiente está em jogo.
A veterinária conclui dizendo que “esse instinto [brigar com outros animais] está ligado à sobrevivência por meio da busca por alimento, abrigo, fêmeas, etc”. Por isso, entenda que os pets não brigam porque são bravos ou “maus”. Trata-se de uma simples questão natural.
Seja dentro ou fora de casa, deparar-se com dois cachorros brigando é algo que preocupa a muitos. Se nos intrometemos fisicamente na briga, podemos sair machucados. Se não interferimos, os dois cães podem acabar se ferindo gravemente.
“Acidentes como ataques e/ou mordidas podem acontecer. Portanto, ao se deparar com um cachorro brigando com outro, é preciso manter a calma”, orienta a Dra. Tuany. A especialista explica que os dois métodos mais seguros e eficazes para apartar brigas de cães são:
Vale destacar que, apesar de a recomendação para fazer barulhos altos, não é indicado gritar ou aumentar o tom de voz. “Isso pode alarmar os cães e piorar a situação”, diz a especialista. O ideal é que a distração pareça vir do ambiente, não do tutor.
Quando os pets se acalmarem um pouco e demonstrarem menos sinais de agressividade, aproxime-se com cuidado e procure separá-los, ao menos, por um curto período.
Caso seja uma situação atípica, é interessante tentar entender o porquê dos cachorros brigando. Por exemplo, em disputa por brinquedos, pode ser recomendado adquirir mais de um acessório. Se o motivo for disputa por alimentos, que tal deixar os comedouros mais separados?
Se os seus cachorros estão se estranhando constantemente, é bem provável que não tenham sido apresentados de maneira correta. Para isso, confira algumas dicas de como fazer dois cachorros se darem bem desde o primeiro contato:
Esperamos que, depois das nossas dicas, você possa lidar com cachorros brigando da melhor maneira possível. Se quiser continuar aprendendo sobre os amigos de quatro patas, não deixe de explorar outros conteúdos do blog da Petz. Temos muitas dicas interessantíssimas para os cuidados com seu bichinho por aqui!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…