Por mais que sejam bastante diferentes dos nossos, alguns hábitos caninos são normais e muito fofos. É o caso de se coçar com as patinhas traseiras, sacudir o corpo todo quando estão molhados e cheirar tudo que encontram pela frente. Já outras manias fogem do comum e são motivo de preocupação, por exemplo, como quando se tem um cachorro arranhando parede.
Bastante desagradável para os tutores — que ficam com portas e paredes arranhadas e/ou lascadas — o comportamento também pode trazer sérios prejuízos ao cão. Por isso, deve sempre ser investigado. A seguir, desvendamos as possíveis causas e o que fazer para acabar com o problema.
Na verdade, de acordo com a médica veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez, não existe uma resposta pronta para o cachorro cavando. “Quando pensamos em um cão arranhando a parede, pode nos parecer algo apenas comportamental. Mas existem outras causas”, diz. Entre os principais motivos, a veterinária destaca:
Como dá para notar, as causas do cachorro passando a pata na parede vão desde problemas graves até outros mais leves e passageiros, como a fase de crescimento dos dentes permanentes, quando o pet sente maior necessidade de experimentar novas texturas e sabores.
Seja como for, o ideal é procurar um veterinário. Ao investigar a causa, ele poderá recomendar o melhor procedimento para evitar transtornos maiores e diminuir o desconforto.
Cachorros são pets muito curiosos e não é raro encontrá-los cavando terra no quintal ou mesmo a caminha antes de deitar. Nem por isso, o fato de um cachorro arranhar paredes é menos perigoso. Lembre-se que estamos falando de uma estrutura muito resistente.
“As unhas e coxins (almofadinhas das patas) são áreas sensíveis”, alerta a Dra. Renata, destacando que o cão pode se machucar e é preciso saber como cuidar das unhas do seu cachorro para evitar problemas. Além disso, ao não dar a devida importância ao problema, acabamos desprezando suas causas, o que representa um risco ainda maior para o bem-estar do seu amigo.
Caso seu filho de quatro patas tenha adquirido esse hábito indesejado, o primeiro passo é tentar descobrir o motivo. Antes mesmo de ir ao veterinário, tentar responder algumas perguntas sobre o assunto pode ajudar.
Por exemplo: quando o cachorro começou a arranhar paredes, desde que chegou na sua casa ou é algo recente? Houve mudança na alimentação do pet? Em que momentos ele costuma fazer isso?
Se o cachorro arranha as paredes só quando está sozinho, há grandes chances de ele sofrer com a ansiedade por separação. Nesse caso, procure deixá-lo entretido na sua ausência com brinquedos interativos e estabelecer um diálogo, como já explicamos aqui em como falar com seu cachorro conforme a ciência.
Se notar que o cachorro faz isso quando está sem fazer nada, tente brincar e passear mais com ele para aplacar o tédio e a ansiedade. Você pode, inclusive, buscar ajuda de um adestrador.
“Se as outras causas já foram eliminadas e o problema ainda está presente, pode ser uma deficiência alimentar ou transtorno de sentido de paladar”, diz a Dra. Renata. Ou seja: o melhor é levar o seu amigo o quanto antes para uma consulta no veterinário.
Embora problemas alimentares e neurológicos também possam estar por trás do mau hábito, as principais causas estão ligadas ao comportamento. Por isso, para evitá-lo, é preciso garantir um estilo de vida saudável ao pet:
Agora que você já conhece os principais motivos que levam um cachorro a arranhar paredes, não deixe o assunto para lá! Tenha em mente que qualquer mudança no comportamento do pet pode indicar problemas e deve ser sinal de alerta.
Fique atento no site da Petz para continuar se informando e sempre observe seu amigo para que ele possa viver muitos anos ao seu lado!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…