É inevitável não ficar desesperado ao ver o seu cachorro vomitando. Mas, nesta hora, o dono deve manter a calma, por mais difícil que seja, pois o animal sente tudo aquilo que nós estamos direcionando a ele emocionalmente.
Primeiro de tudo, é necessário investigar o porquê do cachorro vomitando. Engoliu algo que não devia? Está muito calor e ele precisa de hidratação? É intolerante a algum ingrediente da ração? Comeu demais e o seu organismo reagiu desta forma? Estas são algumas questões que você precisa averiguar antes de achar que algo pior esteja acontecendo.
Na maior parte dos casos, a intolerância a alguns itens da ração faz com que este seja um efeito colateral, juntamente a outros. E, com isso, você terá quase certeza de que necessita trocar a ração.
Consultar um veterinário é uma recomendação mais do que apropriada, pois ninguém melhor do que um especialista para avaliar a causa e o tratamento específicos.
Diarreia ou fezes várias vezes ao dia (fora do habitual do pet) além de o cachorro vomitar são indícios de que algum elemento (ou alguns deles) na composição da comida não faz bem ao peludo.
Alguns tipos de comidas manufaturadas para cães são compostas de cereais e diversas opções de carnes e, talvez, seja um deles que esteja causando o desconforto estomacal e a agressão intestinal ao pet.
É importante salientar que a intolerância é diferente da alergia. Se o cachorro está vomitando é porque algo não “caiu bem” em seu estômago, não necessariamente que ele seja alérgico, já que este malefício causa outros sintomas no pet. Entre eles estão coceira, vermelhidão, queda dos pelos, irritabilidade, perda de apetite e até mesmo sonolência.
Mais uma vez vale lembrar que o veterinário será a pessoa mais indicada em avaliar a medicação para amenizar as dores que o cão está sentindo. O remédio para o estômago faz com que a situação seja tranquilizada, mas é o tutor quem deverá auxiliar na descoberta dos motivos (os ingredientes intolerantes) que fazem o cachorro vomitar.
Evite utilizar receitas caseiras, como o chá de boldo ou o soro caseiro (água, sal e açúcar), pois estas “dicas da vovó” podem até ajudar momentaneamente, porém não irão tratar as causas e nem recuperar os estragos (como inflamações ou fissuras) nos órgãos afetados pela intransigência ocorrida. Ou, em último caso, farão o pet vomitar mais, o que será extremamente ruim para a sua recuperação.
Há alguns passos a serem seguidos na hora de substituir a ração antiga pela nova ração para cachorros, para que você analise dia a dia as reações do animal:
Preocupado com seu pet? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
View Comments
A explicação tranquiliza Obrigada