Que nós sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar ou viajar, não há dúvidas! Mas e eles, será mesmo que cachorro sente falta do dono como muitos dizem?
A resposta é sim, embora o sentimento não necessariamente deva ser chamado de saudade. É que, apesar de os cachorros serem muito inteligentes, nossos amigos não são capazes de apresentar sentimentos sociais complexos.
No entanto, cada vez mais a ciência vem mostrando a relação dos cães com seus tutores, não apenas feita de interesses e sim de laços afetivos.
Para se ter uma ideia, um estudo realizado no Japão e publicado na revista Science mostrou que os níveis de oxitocina sobem tanto no cão quanto no tutor quando trocam olhares — o que não acontece quando seu amigo olha para outras pessoas.
Também chamada de hormônio do amor, a oxitocina é liberada quando estamos próximos de alguém que amamos e é capaz de reduzir o estresse, além de aumentar a sensação de bem-estar.
Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta da nossa saudade, os cachorros possam sentir nossa falta quando não estamos com eles.
Se a ciência ainda não é capaz de determinar de que forma um cachorro sente a nossa falta em condições normais, uma coisa é certa: a demonstração de saudade por parte dos bichinhos pode ser, na verdade, um transtorno conhecido como ansiedade de separação.
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o problema ocorre principalmente quando os cachorros não são acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.
Por se tratar de um problema causado pela ausência do tutor, nem sempre é fácil identificá-lo. “Comentamos com os clientes que o ideal é monitorar a casa com câmeras e acompanhar algumas horas por dia. Só assim você saberá se o pet está confortável, acostumado, ou se está sofrendo”, explica a veterinária.
Entre os principais sinais da ansiedade por separação estão:
Caso não seja possível fazer o monitoramento por câmeras, uma dica é questionar aos vizinhos sobre uivos e latidos. Além disso, você também pode procurar por sinais de lambedura nas patas e verificar se seu amigo andou se alimentando ou não.
Para ajudá-los, nossa médica-veterinária, Karina Mussolino, separou cinco dicas para deixar os pets tranquilos quando não estivermos por perto:
Acostumar os cães a ficar sozinhos desde pequenos ou desde o momento em que entram para a família é o primeiro passo para prepará-los durante a ausência dos tutores. Aqui vão algumas outras recomendações que podem ajudar o pet a lidar com a solidão:
Jamais caia na tentação de encarar a ansiedade por separação como um sinal de amor. Na verdade, esse problema trata-se de um transtorno que traz enormes prejuízos para a saúde mental e física do seu amigo e deve ter o acompanhamento de um veterinário.
Se você precisa de acessórios e outros produtos para seu cão — ainda mais e ele for um cachorro que sente saudade do dono — passe em uma unidade Petz mais próxima ou entre na loja virtual e adquira os melhores itens para ele!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…