Levar o pet para passear é uma delícia. Porém, o cachorro puxando guia não é nada bom por vários motivos. Um deles é que o tutor fica mais cansado. Além disso, dependendo do tamanho do peludo, ele pode até derrubar a pessoa no chão.
O cachorro puxando guia ainda pode se ferir. Afinal, a coleira entra em grande atrito com a pele, o que não é adequado. Sem contar que, quando o pet não usa peitoral para cachorro, mas guia no pescoço, pode até desmaiar!
Isso porque o cachorro puxando guia tem a parte do pescoço apertada, o que pode dificultar a respiração e levá-lo ao desmaio. Enfim, fora o incômodo, dar uma volta com um animal assim pode causar problemas.
Por isso, é preciso tentar descobrir o motivo do comportamento para amenizá-lo! Confira porque isso acontece, como acalmar o seu peludinho e como fazer o cachorro parar de puxar a guia!
O cão quer chegar a algum lugar e descobre que, puxando a guia, obtém o que deseja. Então, na próxima vez, vai puxar mais. Já que deu certo, a tendência é continuar o ato.
Se o animal é forçado para trás, ele acaba puxando para frente para equilibrar. Assim, quando a pessoa puxa a guia, o pet é obrigado a ir para frente para conseguir andar. Consequentemente, o cão acaba aprendendo que isso faz parte do passeio.
Uma maneira de perceber se você está puxando a guia é vendo a segura. Se você enrola o acessório na mão, provavelmente, está puxando-a, incentivando o peludo a puxá-la também.
Esta é uma ferramenta que pode ajudar ou atrapalhar o processo. Não é que a coleira faça o cão puxá-la, mas o uso do equipamento errado acaba favorecendo o animal com esse hábito.
Uma dica é colocar um peitoral, cuja guia esteja na frente, em vez das costas. Essa é uma boa escolha de coleira para cachorro que puxa muito. Assim, quando o animal forçá-la, ele vai rodar, tendendo a parar de puxá-la.
Outra possibilidade de coleira para cachorro que puxa é a gentle leader. Embora não seja muito comum no Brasil, ela também ajuda a controlar o cão durante o passeio. Funciona como se fosse um cabresto: quando o animal tenta puxá-la, a cabeça dele gira.
Embora essa seja uma boa opção, é preciso acostumar o cão antes de sair de casa com ela. Se você já for para a rua, há grande chance do pet ficar se debatendo no chão. Então, o que era para uma solução vira um problema. Por isso, acostume o animal antes do passeio.
Outro motivo possível é que o animal não foi ensinado, ou seja, ninguém mostrou para ele o modo correto de passear. Para a maioria dos cachorros, andar lentamente ao lado do dono não é algo natural. Uma boa maneira de observar isso é vendo como o seu pet caminha em casa.
Se ele é agitado, vive correndo ou anda muito mais rápido que você, a tendência é que faça isso na hora do passeio, puxando a guia. Portanto, será preciso ensiná-lo a andar mais vagarosamente e ao seu lado.
O ideal é que, durante o passeio, a guia não fique tracionada. O animal deve caminhar perto do tutor, de modo que a distância da guia saindo da mão em direção ao cão forme um J.
Como ensinar cachorro a não puxar a coleira? A primeira coisa a ser feita é acostumar o animal com a coleira e a guia em casa. Isso ajuda a acalmar cães que ficam muito agitados ou com medo ao ver os acessórios.
Se o seu animal tiver medo, coloque a guia para cachorro e dê um petisco para ele associá-la a algo bom. Já se ele for agitado, coloque a guia e faça uma massagem ou algo para tranquilizá-lo, em casa. Repita isso diariamente, cinco minutos, várias vezes, sem levá-lo para passear.
Depois, com o tempo, deixe o animal com o equipamento, desde que você esteja supervisionando, em momentos do dia a dia. Coloque a guia no pet e vá assistir à TV, por exemplo, mas sempre fique atento ao que ele está fazendo, já que é possível que o item enrosque em alguma coisa.
Uma vez que ele esteja mais tranquilo com o equipamento, coloque a guia e leve-o para passear em casa. Isso vai ajudar o pet a se acostumar. Durante o exercício, a guia não deve estar tensa. É preciso que ela forme a letra J entre você e o cão.
Nunca deixe o cachorro puxando guia. Sempre que ele passar à sua frente, antes de tensionar o acessório, pare e chame o cão. Se você não fizer isso, ele vai aprender que, ao puxá-la, consegue alcançar o que deseja.
Por fim, passeie todos os dias com o animal. Assim, a atividade se tornará mais rotineira, e ele ficará menos excitado. Gostou das dicas? Na Petz, você encontra as melhores coleiras. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…