Cachorro precisa passear? Veja a importância
Publicado em 22 de julho de 2021Tempo de leitura: 4min
Passar muito tempo trancado em casa não é legal, concorda? Se, para você, isso não é bom, para o seu peludo, também não é! Afinal, o cachorro precisa passear, se distrair, conhecer novos lugares, se exercitar e gastar energia.
Tudo isso fará com que o seu peludo seja mais feliz e tenha mais saúde! Sendo assim, mesmo que, no primeiro passeio do cachorro, ele fique muito agitado por estar conhecendo a rua ou “empaque”, sem querer andar, não desista.
Tenha paciência e estimule o seu pet a caminhar, já que cachorro precisa passear. Veja os benefícios de tirar o seu pet de casa todos os dias!
Cachorro precisa passear! Veja como isso fará bem a ele
Ajuda a gastar energia
Se você tem um peludo agitado em casa, sabe bem como é difícil ajudá-lo a gastar toda a energia, não é? Por mais que você brinque com ele, dificilmente conseguirá satisfazer todas as necessidades do peludo, pois cachorro precisa passear!
Ao passear com o cachorro, ele vai se distrair e se cansar um pouco. Como acaba chegando em casa menos agitado, as chances dele cavar o sofá ou comer o seu sapato favorito diminuem.
Quantas vezes se deve levar o cão à rua para fazer caminhadas depende muito do temperamento do animal e do local no qual ele vive. Peludinhos muito agitados requerem, pelo menos, duas caminhadas diárias. Já pets mais calmos e com acesso ao quintal podem passear só uma vez por dia.
Para os cães que moram em apartamento e só fazem xixi na rua, o mais indicado é ensiná-los a urinar no tapetinho higiênico, saindo de casa apenas na hora do passeio.
Ajuda a controlar o peso
O passeio com cachorro é um bom exercício para você e para ele, pois ajuda a manter o peso adequado, ou seja, evita a obesidade — tanto humana, quanto canina. Vale lembrar que cães obesos são mais predispostos a desenvolver problemas locomotores, cardíacos, entre outros.
Estimula o instinto do cão
Sim, o seu peludo gosta de cheirar locais novos, identificar quem passou por lá e marcar o território. Para isso, o cachorro precisa passear. Com essas voltas diárias, você permite que o seu cão conheça tudo por meio do olfato, descobrindo um mundo novo fora de casa!
Ajuda a controlar o estresse e a ansiedade
Seu pet é daqueles que chora desesperadamente sempre que você chega ou sai? Seja qual for o sinal de ansiedade que ele apresente, passear com cães ajuda a acalmar e fazer com que o peludo fique mais tranquilo!
Colabora com a socialização
Durante o passeio, o pet vai encontrar com inúmeras pessoas e outros animais. Por isso, essas caminhadas devem ser feitas desde quando o peludinho ainda é filhote. Após 15 dias da última vacina, ele já estará pronto para conhecer o mundo.
Durante o passeio, o cão aprenderá a conviver em locais com mais pessoas, ou seja, o cachorro precisa passear para socializar.
Aumenta o vínculo com o tutor
Mostrar para o pet que você é o líder nem sempre é fácil. Afinal, a maioria dos tumores que enche o cachorro de mimos nem pensa muito em estabelecer essa hierarquia, não é?
Entretanto, no dia a dia, é preciso mostrar para o pet que o tutor é quem dá as ordens. Ao levar o bichinho para passear, esse tipo de interação pode se tornar mais fácil.
Afinal, além de tutor e peludo passarem mais tempo juntos, interagindo, quem irá guiar o passeio é a pessoa. Isso ajudará a melhorar a relação entre animal e humano, bem como a aumentar a obediência e a definição de quem comanda!
Marca o território
Basta começar o passeio para que o peludinho vá em direção ao primeiro poste e faça um pouquinho de xixi? É assim que ele marca o território e mostra para os outros que está na área. Isso é instintivo e importante para o pet.
Estimula a defecação
A caminhada também estimula os movimentos intestinais e a defecação. Assim, o exercício físico colabora até para a saúde do intestino do seu pet — legal, não é?
Como as chances dele fazer cocô durante o passeio são grandes, não se esqueça de levar um saquinho para recolher e descartar as fezes do peludinho, combinado?
Deixa o bichinho feliz
O primeiro passeio pode até ser um pouco complicado. Por vezes, o animal de estimação se assusta com o movimento e até tenta voltar para casa. Entretanto, com carinho e amor, você pode ensiná-lo a gostar de passear.
Assim, além de conquistar todos os benefícios já citados, seu peludo ficará mais feliz e saudável em casa.
Gostou das dicas? Então, corra para escolher a coleira para o seu pet. Na Petz, temos vários modelos. Confira e passeie muito com o seu amiguinho!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário