Alimentação

Cachorro pode tomar chá de boldo ou a bebida é tóxica para a espécie?

Publicado em 24 de julho de 2024

Tempo de leitura: 5min

Cachorro pode tomar chá de boldo? Essa planta é muito utilizada pela medicina fitoterápica por oferecer muitos benefícios ao fígado e ao estômago. A ação é cientificamente comprovada nos humanos; porém, será que também funciona nos pets?

Cachorro com a língua de fora, passando-a no focinho.

Mesmo sendo naturais, algumas plantas são tóxicas para os animais de estimação. Por isso, é muito importante que o tutor fique atento a tudo que pode fazer mal para eles, incluindo o boldo para cachorro.

Conhecendo o boldo

É compreensível que as pessoas se perguntem se cachorro pode tomar chá de boldo. Afinal, a planta é usada há milênios para aplacar a dor de estômago das pessoas que têm gastrite e para combater o mal-estar provocado por alimentos gordurosos que “atacam” o fígado.

O chá da planta é muito consumido no mundo todo. Ele pode ser feito a partir do boldo-brasileiro, de nome científico Plectranthus barbatus, ou com o boldo-do-chile, cientificamente conhecido por Peumus boldus Molina.

Afinal, o cachorro pode ou não tomar o chá de boldo?

Conforme a Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia da rede Seres, é complicado tratar pets com dor no trato gastrointestinal. Como eles não falam, “fica impossível dizer se os cães estão com dor especificamente no estômago num primeiro momento”.

Eles podem sentir uma série de desconfortos no trato gastrointestinal, que provocam sinais clínicos como náuseas, vômitos, anorexia (falta de apetite), entre outros. Ao observar tais sintomas no pet, muitos tutores já pensaram em recorrer ao chá de boldo para aliviar o quadro.

Porém, de acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Seres, essa pode não ser uma boa opção. Apesar de o chá de boldo não ser tóxico para cachorro, também não existem registros científicos suficientes sobre ele ser benéfico.

Segundo a especialista, um dos motivos pelos quais o chá de boldo não é recomendado é que, para que tivesse efeito, a quantidade ingerida teria de ser muito grande, o que não é viável. Então, se você se pergunta se pode dar boldo para cachorro, saiba que essa não é a melhor alternativa.

Efeitos colaterais do boldo

Agora, você já sabe: cachorro pode tomar chá de boldo, mas não conseguirá aproveitar os benefícios da planta. Além disso, vale destacar que ela pode ter efeitos colaterais bastante perigosos para humanos quando consumida em grandes quantidades. Entre eles, o excesso de princípios ativos que atuam no fígado pode provocar uma intoxicação.

Além disso, já foi comprovado que o boldo tem efeito teratogênico do boldo, ou seja, pode causar malformações em fetos. A erva também pode induzir o aborto, sendo contraindicada para mulheres grávidas.

Em outras palavras, em caso de suspeita de alterações gástricas no seu cachorro, não tente resolver o problema por conta própria. Em vez disso, procure atendimento veterinário para ele. Agora, você já está ciente se cachorro pode tomar chá de boldo!

Cachorro com olhar triste e as orelhas em pé.

Conheça algumas causas de desconforto estomacal em cães

Segundo a Dra. Ana Rita, para investigar as causas da dor de estômago em cachorros, é preciso, antes, entender se o quadro é agudo ou crônico. Isso está relacionado ao tempo em que o pet manifesta sintomas de desconforto estomacal.

“Aqui, mais uma vez, dor de estômago é uma generalização para vômito e anorexia. É praticamente impossível para o tutor saber se o pet está com dor especificamente no órgão”, diz.

Nesse sentido, a especialista explica que algumas das principais causas da dor aguda são: ingestão de alimentos impróprios para cães, tais como cebola, alho, gorduras, molhos, bolos, entre outros.

Já no caso de dor crônica, as principais causas levantadas pela veterinária são, em primeiro lugar, a doença inflamatória intestinal, seguida de doenças metabólicas como condição renal crônica, hepatopatias, neoplasias, entre outras.

Cachorro com dor de estômago: o que fazer?

Na suspeita de que o pet está com dor de estômago, nada de ficar pensando se o cachorro pode tomar chá disso ou daquilo. Além do risco de agravar o problema e a saúde do animal, ao fazer isso, você atrasa o diagnóstico.

“Por exemplo, se um animal de grande porte está vomitando muito e com a barriga inchada, ele pode estar com torção gástrica. Esse quadro é de extrema urgência e exige intervenção cirúrgica. Muitos pacientes morrem mesmo quando atendidos rapidamente”, alerta a especialista em gastroenterologia.

“Alguns medicamentos também causam dor de estômago e vômitos agudos, e podem até matar, como Paracetamol, Tylenol, Aspirina e Cataflan”, completa. Daí, a importância de determinar a causa do problema — algo que somente um médico-veterinário poderá fazer, dando início ao tratamento adequado.

Por isso, em caso de suspeita de dor de estômago ou de qualquer outra alteração, não perca tempo se perguntando se pode dar chá para cachorro. Procure atendimento veterinário imediatamente!

Cachorro com pelos pretos e olhos castanhos com a boca aberta e a língua de fora.

Gostou de saber se cachorro pode tomar chá de boldo? Então, se você acha que seu pet está com algum problema estomacal ou no fígado, agende uma consulta com os veterinários da Seres!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog