Em um passeio na feira é possível encontrar uma grande variedade de tomates como, por exemplo, o tomate-cereja! Pequeno e repleto de sabor, esse vegetal fica ótimo em saladas, molhos, entre outras preparações! Mas será que está liberado para pets? Cachorro pode comer tomate-cereja?
É importante lembrar que o organismo dos peludos é bem diferente do nosso. Até mesmo alimentos considerados saudáveis podem trazer prejuízos para os peludos! Se quiser saber se cachorro pode comer tomate-cereja, continue lendo. Elaboramos um guia com tudo sobre o assunto!
Uma saladinha de tomate é sempre uma refeição leve e saudável, não é mesmo? Bom, para os pets, não é bem assim. É o que explica a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz.
Dar tomate-cereja para cachorro pode até não ser extremamente tóxico para o pet, mas devemos tomar tantos cuidados ao oferecê-lo que o melhor é evitar esse alimento! Por isso, se você está se perguntando se cachorro pode comer tomate-cereja, fica o alerta! Busque um petisco mais seguro para seu peludo.
Sabe aquela velha história de colocar açúcar ou bicarbonato de sódio no molho de tomate para deixá-lo mais equilibrado? Esse hábito, na verdade, possui um fundo científico! O tomate-cereja é um alimento ácido. O açúcar e o bicarbonato atuam disfarçando essa acidez, deixando o molho mais saboroso!
E é justamente a acidez desse vegetal que pode trazer prejuízos para os cães. O organismo dos pets não está acostumado a esses alimentos, por isso, pode ser que o vegetal não caia tão bem assim.
Além disso, o tomate-cereja pode conter uma substância chamada solanina. Esse é um componente extremamente tóxico para os cães e, mesmo que esteja mais presente na planta do que no fruto, devemos ficar atentos. Os principais sintomas causados pela intoxicação por solanina são:
Um ponto importante a se destacar é que quanto mais verde o tomate, maior a quantidade de solanina. Mesmo que os quadros de intoxicação por tomate-cereja sejam raros, devemos estar sempre atentos.
A ingestão da fruta pode causar desconfortos e alterações no organismo dos peludos. Com tantas consequências, fica claro que não pode dar tomate para cachorro, não é mesmo? Há uma grande diversidade de petiscos mais seguros que podem ser oferecidos sem medo!
Se você não conhece a lista de alimentos que os peludos não podem comer e, por acidente, acabou oferecendo tomate para cachorro, não há razões para pânico. Como vimos, mesmo não sendo indicado, esse alimento raramente causa grandes problemas para os cães.
Principalmente os tomates maduros não costumam trazer grandes problemas. Porém, é comum que o pet apresente algum tipo de desconforto, como vômitos, diarreia ou dores abdominais.
Nesse caso, o recomendado é ficar de olho no peludo. Se notar sintomas como apatia, tremores ou falta de apetite, busque um veterinário o mais rápido possível. O especialista poderá iniciar um tratamento para evitar complicações graves. Agora, quando perguntarem se o tomate é bom para cachorro, você já sabe a resposta!
Quando nos perguntamos se cachorro pode comer tomate, devemos fazer um alerta para os amantes de jardinagem. A fruta, mesmo não sendo indicada, não costuma trazer grandes complicações para os peludos. Porém, os pés de tomate são, sim, um grande perigo.
Nos galhos e folhas dessa planta, encontramos uma grande quantidade de solanina, substância tóxica que já mencionamos anteriormente. Por isso, se você tem um tomateiro em casa, fique atento. Proteja a planta com barreiras e nunca deixe seu peludo muito próximo de sua horta!
Sabendo que cachorro não pode comer tomate, você pode buscar opções de petiscos mais seguros para seu amigo. Na Petz, você encontra uma grande variedade de produtos fabricados especialmente para os cães, com todos os nutrientes necessários e com um sabor que os peludos adoram!
Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! Gostou de saber se cachorro pode comer tomate-cereja? Então veja outros conteúdos como este no blog da Petz!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…