A soja é um alimento presente em nossa dieta de diversas formas. Como uma ótima alternativa para o consumo de carne, costuma ser utilizada com sucesso em preparações vegetarianas! Mas, será que ela está liberada para os cães? Cachorro pode comer soja?
Encontramos esse ingrediente em diferentes formatos, por isso, é necessário estar atento a alguns pontos. Se você está se perguntando se cachorro pode comer soja, continue lendo! Elaboramos um guia com tudo sobre o assunto.
A soja é mais comum em nosso cardápio do que você imagina. Esse ingrediente é a base para diversos produtos, como óleo, leite e até carne vegetal. Entretanto, quando falamos sobre a alimentação de pets, a resposta pode ser um tanto complicada.
De maneira simples, podemos dizer que sim, cachorro pode comer soja. É o que explica a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. De acordo com a especialista, o grão não possui componentes tóxicos para os peludos.
Na verdade, a soja é um ingrediente comum em algumas variedades de ração, justamente pelo alto valor nutritivo. Entretanto, isso não significa que cachorro pode comer soja livremente. Para oferecer o alimento de forma segura, precisamos seguir algumas recomendações.
A soja em grãos é um ingrediente saboroso, que rende excelentes saladas, sopas ou refogados. Nesse formato, ela também é segura para os peludos. Para servir soja para cachorro em grãos, siga as dicas abaixo.
Seguindo as recomendações acima, seu cachorro pode comer soja em grãos de forma mais segura.
Outra forma comum da soja é a proteína texturizada, ou seja, a famosa carne de soja. Graças à versatilidade e aos altos valores nutricionais, esse ingrediente é especialmente popular entre os vegetarianos!
O cachorro pode comer carne de soja, mas tome cuidado ao oferecê-la. De maneira geral, a proteína texturizada não contém elementos tóxicos. Porém, é muito comum encontrarmos produtos com temperos, saborizantes e outros aditivos perigosos. Para oferecer proteína texturizada de soja para cachorro, fique atento às recomendações abaixo.
Seguindo as recomendações acima, seu cachorro pode comer proteína de soja de forma mais segura!
Extremamente comum e presente até na cesta básica, o óleo de soja é um ingrediente clássico nos lares brasileiros! Mas, mesmo sendo tão popular em nossa dieta, ele deve ficar longe dos pets.
Como todos os óleos, esse é um alimento rico em gorduras, por isso, pode trazer prejuízos para a saúde dos peludos. Assim, se você está se perguntando se cachorro pode comer óleo de soja, a resposta é não! Procure oferecer o grão em uma versão mais segura
Graças à versatilidade da soja, também é comum encontrarmos bebidas feitas à base do grão. No entanto, o leite de soja faz mal para cachorro e não deve ser oferecido para os peludos.
Primeiro, na composição, encontramos diversos saborizantes e aditivos que podem ser tóxicos. Além disso, a bebida pode causar diarreia, vômito e alergias cutâneas. Há uma grande variedade de petiscos seguros para pets, então não existem motivos para arriscar com um alimento que oferece riscos!
Como vimos, cachorro pode comer soja apenas em algumas ocasiões e quando seguimos certos cuidados. Zelar pela segurança alimentar dos nossos amigos é uma das bases de uma tutoria responsável!
Se você quiser petiscos ainda mais seguros, procure a Petz mais próxima. Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de produtos, preparados especialmente para os peludos. Venha nos visitar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…