A conexão imediata que fazemos entre os cães e as salsichas vem de longa data. Mas será que cachorro pode comer salsicha? Reza a lenda que um antigo cozinheiro da cidade de Frankfurt, ao fabricar um novo tipo de salsicha, resolveu batizá-la com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund.
Anos mais tarde, depois de ser levada aos Estados Unidos por imigrantes alemães, a salsicha se tornou popular nas arquibancadas de estádios de jogos de baseball. O único problema era acertar a pronúncia do bendito sanduíche.
Até que, ainda segundo a lenda, em 1906, um cartunista presente num dos jogos teria resolvido desenhar um dos vendedores ambulantes. Sem entender direito o que dizia (“hot dachshund”), ele teria decidido simplificar, chamando o lanche apenas de hot dog — o famoso cachorro-quente.
Lendas e curiosidades à parte, a realidade é que muitos tutores têm dúvida se cachorro pode comer salsicha. Respondendo de forma sucinta, a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, diz não haver relatos de toxidade para nossos amigos de quatro patas relacionados ao alimento.
Mas ela também faz um alerta: “Esse alimento contém bastante corante, o que pode levar a um quadro de alergia e intolerância alimentar a alguns cães”. A seguir, saiba mais sobre salsicha para cachorro.
Ainda que as empresas por vezes tentem deixar o processo mais transparente, a fabricação de embutidos é considerada por muitos um grande mistério. Em geral, acredita-se que alimentos como salsichas e mortadelas são feitos sem critério, a partir de refugos de carnes.
Mas saiba que há uma regulamentação e fiscalização rigorosa para a sua produção, o que não significa que tudo que vai na fabricação de uma salsicha seja bom para nós e muito menos para os pets.
Então, cachorro pode comer salsicha? Se, por um lado, um pedacinho ocasional não é capaz de causar grandes males, incorporar a salsicha na alimentação canina não é o mais recomendável. Portanto, é melhor deixar o alimento de fora do que cachorro pode comer.
Isso porque se trata de um alimento de baixo valor nutricional e com ingredientes que podem impactar negativamente a saúde dos pets, em especial daqueles que já possuem algum diagnóstico confirmado pelo veterinário, como alergias. Dessa forma, é melhor não oferecer salsicha para cachorro filhote, adulto ou idoso.
A salsicha, como todo embutido, é um alimento com uma porcentagem de sal muito alta. Da mesma forma que o excesso de sal afeta os seres humanos, prejudicando os rins e causando hipertensão, este produto, que não foi pensado para o pet, pode ser perigoso para ele, especialmente para os cães com histórico de problemas renais e cardíacos.
Além disso, é um produto feito com muitos temperos que estão na lista do que cachorro não pode comer por serem tóxicos, como a cebola, o alho e a pimenta-do-reino, ainda que em pequenas quantidades.
Já os conservantes presentes podem levar a quadros de alergia. É preciso ficar atento também ao fato de que o teor de gordura nas salsichas é bastante elevado, representando um incremento calórico considerável na dieta. Por isso, se você estiver se perguntando se cachorro pode comer salsicha, o melhor é evitar.
Em outras palavras, por mais que os pets achem essa iguaria muito saborosa, especialistas em alimentação canina não recomendam seu uso no dia a dia. Na hora de selecionar um petisco saboroso para o pet, dê preferência a alimentos próprios para cães, como biscoitinhos e bifinhos encontrados em lojas como a Petz.
Lembrando que muitos cães gostam muito de algumas frutas que cachorro pode comer, como maçã, que são pouco calóricas e gordurosas, podendo ser usadas como petisco.
Seja como for, a Dra. Mariana destaca que a quantidade de alimentos “extras” nunca deve ultrapassar 10% da quantidade diária recomendada de calorias. Portanto, muito cuidado para não exagerar!
Agora você já sabe se cachorro pode comer salsicha ou não! O blog da Petz está sempre publicando dicas sobre como manter a saúde e a nutrição do seu bichinho. Por isso, não deixe de nos acompanhar e aproveitar nossos conteúdos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…