Informações sobre o que os cães podem ou não comer estão entre as mais buscadas pelos tutores na internet. Nesse sentido, já falamos aqui no blog que não faz mal dar ovo de galinha para os peludos, mas isso não responde se cachorro pode comer ovo de codorna.
Afinal, apesar de muito semelhantes, os ovos das duas espécies não têm o mesmo valor nutricional. A seguir, vamos saber um pouco mais se cachorro pode comer ovo de codorna?
Respondendo à questão sem rodeios: sim, cachorros podem comer ovo de codorna. Assim como o ovo de galinha, o ovo de codorna é um alimento muito nutritivo, rico em vitaminas, minerais e em aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do organismo. Não à toa, ambos são frequentemente utilizados na formulação de algumas rações.
Diferentemente do que a aparência dos dois alimentos pode sugerir, porém, ovo de galinha e ovo de codorna apresentam, sim, algumas diferenças importantes entre si. Começando pelo valor energético, o ovo de codorna é ligeiramente menos calórico que o ovo de galinha.
Além disso, ele também é mais rico em proteínas, ferro, fósforo e cálcio, todos fundamentais para o organismo do cão. Por outro lado, ele tem uma concentração menor de vitamina A, também conhecida como retinol, e quase o dobro de colesterol em relação ao ovo de galinha.
Portanto, fique atento para não exagerar na quantidade quando for oferecer ovo de codorna para cães.
Ainda mais quando o pet dá sinais de apreciar o ovo de codorna, não faz mal dar o alimento cozido para o cachorro de vez em quando. Agora você já sabe que o cachorro pode comer ovo de codorna cozido! Contudo, por se tratar de um alimento gorduroso, evite oferecê-lo com muita frequência.
O excesso pode trazer riscos para a saúde do peludo, contribuindo para o ganho de peso. Nesse sentido, uma dica bacana é utilizar o ovo de codorna como petisco durante o adestramento.
Em relação ao modo de preparo, é importante que o ovo de codorna seja oferecido cozido e sem tempero. Assim como no ovo de galinha, quando está crua, a gema de ovo para cachorro pode ser fonte de contaminação pela bactéria Salmonella, que é neutralizada com a fervura.
Seja como for, ao oferecer um alimento diferente pela primeira vez, fique atento a possíveis reações apresentadas pelo cão. Em caso de vômitos, diarreias, alterações na frequência respiratória ou qualquer outro sinal suspeito, procure um médico-veterinário. Agora você já sabe que cachorro pode comer ovo de codorna e os cuidados essenciais com o alimento.
Juntamente à prática de atividades físicas, vacinação, castração, acompanhamento veterinário, entre outros, a alimentação balanceada é fundamental para manter a saúde do seu amigo de quatro patas sempre em dia.
“A alimentação à base de ração é prática e balanceada, suprindo todas as necessidades do pet”, diz a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo. Sempre que possível, dê preferência a rações do tipo super premium, que são completas e contam com maior digestibilidade.
O ovo cozido é bom para cachorro e está cada vez mais popular na alimentação caseira, que permite incluir este e outros alimentos permitidos à dieta do seu amigo de quatro patas.
Para que seja realmente balanceada, contudo, é imprescindível que a dieta seja prescrita por um médico-veterinário ou zootecnista após uma avaliação criteriosa do estado de saúde de cada paciente.
Lembrando que qualquer mudança na alimentação do pet deve ser acompanhada por um especialista e ser feita de maneira gradual, a fim de evitar gastroenterites e outros problemas. Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer ovo de codorna? Então confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…