Se você ouviu falar sobre o kefir, já sabe que ele promove diversos benefícios para a saúde humana. Por isso, uma dúvida comum dos tutores é se cachorro pode comer kefir.
Kefir é um tipo de probiótico feito a partir de pequenos grãos que ajudam a melhorar a flora intestinal. No entanto, esse é apenas um dos benefícios do kefir. Se você deseja saber se pode oferecê-lo ao seu amigo de quatro patas, continue lendo o artigo.
Antes de dizer se cachorro pode comer kefir, vale abordar as características do alimento. Os grãos do kefir podem ser colocados no leite ou na água. Após a fermentação, eles estarão prontos para serem consumidos. Entre os principais benefícios dos dois tipos de kefir, estão:
São centenas de benefícios! A maioria deles está ligada ao funcionamento saudável do intestino. Porém, será que cachorro pode comer kefir? Esses benefícios também são aproveitados pelo animal de estimação? Veja em seguida!
A boa notícia é que sim, cachorro pode comer kefir e aproveitar os benefícios do probiótico assim como os tutores. No entanto, qualquer alimentação nova na rotina do pet deve ser autorizada pelo médico-veterinário.
Estando liberado o kefir para cães, é preciso seguir alguns cuidados, pois como foi mencionado, o grão precisa do leite ou da água para fermentar. No caso da água, ele também necessita do açúcar.
Então, será que cachorro pode tomar leite? O açúcar é saudável ao pet? Saiba como acontece o processo de fermentação do kefir e mais detalhes sobre o consumo do kefir para cachorro.
O preparo dos grãos deve ser feito com cuidado para os ingredientes não serem colocados em medidas erradas, afetando o resultado. Portanto, siga as dicas para uma preparação adequada.
O líquido é o leite que pode ser oferecido ao cachorro ou usado em diversas receitas culinárias. Em geladeira, ele pode ser guardado por até três dias. Já o kefir de água leva açúcar, que não é indicado ao cachorro, portanto, evite.
A maioria dos cachorros é intolerante à lactose, mas no caso do kefir, mesmo sendo preparado com leite de origem animal, a lactose diminui quando acontece o processo de fermentação.
Desse modo, a maioria das pessoas, mesmo intolerantes à lactose, consegue consumir o kefir e aproveitar os benefícios de maneira segura. Isso também acontece com o cachorro.
No entanto, conforme já foi mencionado, o ideal é sempre consultar o médico-veterinário do pet. Além disso, comece inserindo o kefir na alimentação dele de forma gradual e em pequenas quantidades.
A qualquer sintoma inesperado, como vômito e diarreia, não ofereça kefir ao seu cão. Apesar de a maioria das pessoas com intolerância à lactose consumir o probiótico, a ingestão pode diferir para aqueles com intolerância severa.
Tudo vai depender do peso e da indicação do médico-veterinário, mas geralmente, para cachorros de até 5 kg, 1 colher de chá é o suficiente por dia. Se o cão tiver entre 5 e 12 kg, você pode oferecer 1 colher de sobremesa.
Acima de 12 kg, ofereça de 1 a 2 colheres de kefir ao pet. No entanto, se é a primeira vez que ele vai consumir o alimento, ofereça a metade do indicado e observe se ele não teve nenhuma reação indesejada.
Lembrando que, 1 colher de sopa tem mais de 1 milhão de bactérias benéficas ao intestino canino. No entanto, cães muito debilitados, requerem cuidados ainda maiores, por isso, só ofereça kefir com indicação veterinária.
Atualmente, diversos estudos são realizados com o uso do kefir. No entanto, para os benefícios serem adquiridos, é necessário o uso do probiótico por pelo menos duas semanas.
Gostou de saber que cachorro pode comer kefir? Para conhecer mais cuidados com a alimentação e o bem-estar dos animais de estimação, continue acompanhando os conteúdos aqui, no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…