Você sabe se cachorro pode comer jerimum? Também chamado de abóbora, esse fruto (sim, fruto) é originário da América do Sul e é consumido há muito tempo pelos povos daqui. É um alimento muito comum, inclusive, na culinária brasileira. Afinal, quem é que não se lembra daquele docinho de abóbora delicioso da vovó?
Pouco calórico e rico em nutrientes, o alimento é levemente adocicado e muito saboroso. Tanto é que não é raro alguns pets gostarem de recebê-lo como petisco. Porém, será que essa fruta faz bem para cachorros? Continue lendo este texto para descobrir.
Sim, seu cachorro pode comer jerimum, desde que seja com moderação. Esse é um alimento rico em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento canino. Além disso, por ser pouco calórico, não oferece riscos relacionados ao ganho de peso.
Sendo assim, dar abóbora para cachorro pode ser benéfico para o animalzinho. Porém, é preciso tomar cuidado para que a oferta do petisco não interfira na alimentação de base. Devido ao alto teor de fibras, a abóbora também pode desencadear desconfortos intestinais, como diarreias. Então, nada de exagerar!
A fruta in natura é mais difícil de ser digerida. Portanto, o ideal é cozinhar o alimento em água quente antes de servir a abóbora ao cachorro. A quantidade deve sempre ser proporcional ao porte do pet. E lembre-se: os petiscos, mesmo que saudáveis, nunca devem substituir a ração.
“O equilíbrio e o bom senso na escolha e na quantidade dos alimentos é que vai determinar um estilo de vida saudável ou não”. Quem explica isso é a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo.
Como dito anteriormente, o seu cachorro pode comer jerimum. Porém, será que o alimento é essencial para a vida do pet? Devemos oferecer abóbora como uma forma de suplementação nutricional?
A Dra. Ana Paula diz que não. Segundo a especialista, “a alimentação dos cães à base de ração é prática, balanceada e supre todas as necessidades do pet”. Ou seja, se você oferece uma ração de qualidade, levando em conta particularidades do bichinho, não é preciso complementá-la com mais vitaminas e minerais.
Os nutrientes presentes na abóbora que são necessários ao organismo do cachorro são as vitaminas A, E e do complexo B (as últimas com importante função antioxidante). Já entre os minerais, destacam-se o potássio, o cálcio, o fósforo e magnésio, todos essenciais para diversos processos do corpo.
O fato é que todos os nutrientes oferecidos pelo jerimum estão presentes na ração do seu amigo de quatro patas. Assim, não é necessário se preocupar em comprar abóbora para garantir a alimentação equilibrada do bichinho. Afinal, cachorro pode comer jerimum, mas o alimento não deve assumir papel maior que o de um petisco.
Embora dispensável do ponto de vista veterinário, o jerimum pode, sim, ser bem-vindo em alguns casos. Você pode dar fruta para o cachorro, por exemplo, como uma forma de substituir petiscos industrializados (que também não são essenciais). Assim, você agrada seu amigo de forma mais saudável.
“A vantagem das frutas e legumes é que são petiscos naturais, em geral, de baixo teor calórico”, afirma a Dra. Ana Paula. Por conterem fibras, os vegetais também podem auxiliar no trânsito intestinal. Além disso, alguns deles, como é o caso da melancia e da própria abóbora, ainda reforçam a hidratação dos pets.
Porém, a partir do momento em que o animal passa a ignorar a ração na expectativa de ganhar mais petiscos, as frutas se tornam um problema. “Há ainda algumas frutas contraindicadas para os cães, como abacate, uva e carambola”, alerta a veterinária. Por isso, é sempre importante saber quais frutas o seu cachorro pode comer.
Agora você já sabe que cachorro pode comer jerimum — sempre com moderação, é claro! Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a cuidar do seu bichinho. Para mais conteúdos como este, não deixe de sempre dar uma passadinha por aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…