Será que cachorro pode comer grama? Não é novidade para ninguém que cães adoram grama. Para fazer suas necessidades com mais comodidade ou para correr enquanto brincam com o tutor: a maior parte dos pets prefere um terreno gramado ao asfalto típico dos grandes centros urbanos.
No entanto, se em vez de brincar sobre a grama o cão começar a ingeri-la, preste atenção: ele pode estar com algum problema de saúde. É hora de se alertar e aprender mais sobre o tema aqui conosco!
A grama em si não é tão perigosa para a saúde dos cachorros. Tanto é que hoje em dia já existem alguns fornecedores de vasinhos com grama que cachorro pode comer.
“Por aumentar o aporte de fibras, ela pode auxiliar na função gastrointestinal. Além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais”, diz a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz. Mas atenção: isso não significa que o cachorro pode comer grama de parques, canteiros ou de seu jardim à vontade.
Em primeiro lugar, o cachorro come grama de origem controlada, com procedência segura. As gramas presentes em canteiros de calçadas ou parques podem estar contaminadas com algo que faz mal ao seu amigo.
Lembre-se que, além do seu cachorro, outros pets também gostam de fazer suas necessidades na grama. Por isso, ela pode ser um foco de contaminação de doenças transmitidas pela ingestão de micro-organismos presentes nas fezes, como a giardíase.
Outro motivo para se preocupar porque o cachorro come mato (grama) é que isso pode estar associado a alguma alteração mais grave, como veremos a seguir.
Extremamente curiosos, filhotes de cachorro às vezes comem grama como uma maneira de explorar o mundo. Porém, se o hábito vem se tornando constante ou se um pet mais velho passou a comer grama de uma hora para outra, é importante investigar.
De acordo com a Dra. Mayara, os problemas de saúde mais comuns associados à ingestão de grama são: doenças gastrointestinais, má-nutrição, desidratação, verminoses, cólicas, desconforto abdominal e presença de corpos estranhos no sistema gastrointestinal.
O sintoma aparece pois, por instinto, o cachorro fica comendo capim ou grama justamente para interferir e tentar restabelecer o equilíbrio gastrointestinal. Ou, em caso de má-nutrição, para tentar obter os nutrientes necessários que estejam faltando na dieta.
Para facilitar o diagnóstico, ao perceber que o cachorro pode comer grama com frequência, observe se ele apresenta outros sintomas. Podem ser: fraqueza, falta de apetite, vômitos, diarreias, entre outros. Qualquer mudança no comportamento ou na aparência do cão deve ser informada ao médico-veterinário durante a anamnese.
Para além da saúde física, o hábito de comer grama também pode ser desencadeado por fatores emocionais. Nesse sentido, o cachorro pode comer grama por estar muito ansioso e/ou entediado devido à falta de estímulos apropriados. É uma forma de distração!
Ainda que o pet seja filhote e aparente estar comendo grama por curiosidade, é importante levar a questão a sério, investigando a origem do problema.
Conforme já dissemos por aqui, o primeiro passo é observar se o cão apresenta outros sintomas. Em caso afirmativo, leve-o o quanto antes para uma consulta no veterinário.
Após uma avaliação criteriosa e com a ajuda de alguns exames, ele poderá identificar a causa e recomendar um tratamento. Este pode envolver desde mudanças na alimentação, com a prescrição de uma dieta mais equilibrada, até a vermifugação do pet. Vai depender do diagnóstico para o quadro de cada paciente.
Para cães que desenvolveram comportamento indesejado por questões como ansiedade por separação, uma consulta com médico-veterinário comportamentalista é recomendada.
Finalmente, há situações em que o pet passa a comer grama simplesmente por gostar do sabor dela. Nesses casos, procure redirecionar a atenção dele para algo mais apetitoso, como um bifinho, ou procure que tipo de grama o cachorro pode comer.
O cachorro pode comer grama, desde que seja o tipo indicado para ele e não seja um hábito frequente. Para saber mais sobre hábitos alimentares permitidos ou não para os cães, acompanhe o blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…