Será que cachorro pode comer grama? Não é novidade para ninguém que cães adoram grama. Para fazer suas necessidades com mais comodidade ou para correr enquanto brincam com o tutor: a maior parte dos pets prefere um terreno gramado ao asfalto típico dos grandes centros urbanos.
No entanto, se em vez de brincar sobre a grama o cão começar a ingeri-la, preste atenção: ele pode estar com algum problema de saúde. É hora de se alertar e aprender mais sobre o tema aqui conosco!
A grama em si não é tão perigosa para a saúde dos cachorros. Tanto é que hoje em dia já existem alguns fornecedores de vasinhos com grama que cachorro pode comer.
“Por aumentar o aporte de fibras, ela pode auxiliar na função gastrointestinal. Além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais”, diz a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz. Mas atenção: isso não significa que o cachorro pode comer grama de parques, canteiros ou de seu jardim à vontade.
Em primeiro lugar, o cachorro come grama de origem controlada, com procedência segura. As gramas presentes em canteiros de calçadas ou parques podem estar contaminadas com algo que faz mal ao seu amigo.
Lembre-se que, além do seu cachorro, outros pets também gostam de fazer suas necessidades na grama. Por isso, ela pode ser um foco de contaminação de doenças transmitidas pela ingestão de micro-organismos presentes nas fezes, como a giardíase.
Outro motivo para se preocupar porque o cachorro come mato (grama) é que isso pode estar associado a alguma alteração mais grave, como veremos a seguir.
Extremamente curiosos, filhotes de cachorro às vezes comem grama como uma maneira de explorar o mundo. Porém, se o hábito vem se tornando constante ou se um pet mais velho passou a comer grama de uma hora para outra, é importante investigar.
De acordo com a Dra. Mayara, os problemas de saúde mais comuns associados à ingestão de grama são: doenças gastrointestinais, má-nutrição, desidratação, verminoses, cólicas, desconforto abdominal e presença de corpos estranhos no sistema gastrointestinal.
O sintoma aparece pois, por instinto, o cachorro fica comendo capim ou grama justamente para interferir e tentar restabelecer o equilíbrio gastrointestinal. Ou, em caso de má-nutrição, para tentar obter os nutrientes necessários que estejam faltando na dieta.
Para facilitar o diagnóstico, ao perceber que o cachorro pode comer grama com frequência, observe se ele apresenta outros sintomas. Podem ser: fraqueza, falta de apetite, vômitos, diarreias, entre outros. Qualquer mudança no comportamento ou na aparência do cão deve ser informada ao médico-veterinário durante a anamnese.
Para além da saúde física, o hábito de comer grama também pode ser desencadeado por fatores emocionais. Nesse sentido, o cachorro pode comer grama por estar muito ansioso e/ou entediado devido à falta de estímulos apropriados. É uma forma de distração!
Ainda que o pet seja filhote e aparente estar comendo grama por curiosidade, é importante levar a questão a sério, investigando a origem do problema.
Conforme já dissemos por aqui, o primeiro passo é observar se o cão apresenta outros sintomas. Em caso afirmativo, leve-o o quanto antes para uma consulta no veterinário.
Após uma avaliação criteriosa e com a ajuda de alguns exames, ele poderá identificar a causa e recomendar um tratamento. Este pode envolver desde mudanças na alimentação, com a prescrição de uma dieta mais equilibrada, até a vermifugação do pet. Vai depender do diagnóstico para o quadro de cada paciente.
Para cães que desenvolveram comportamento indesejado por questões como ansiedade por separação, uma consulta com médico-veterinário comportamentalista é recomendada.
Finalmente, há situações em que o pet passa a comer grama simplesmente por gostar do sabor dela. Nesses casos, procure redirecionar a atenção dele para algo mais apetitoso, como um bifinho, ou procure que tipo de grama o cachorro pode comer.
O cachorro pode comer grama, desde que seja o tipo indicado para ele e não seja um hábito frequente. Para saber mais sobre hábitos alimentares permitidos ou não para os cães, acompanhe o blog da Petz!
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…