O aumento da temperatura na estação mais quente do ano é um convite para uma série de passeios agradáveis, como idas à piscina e viagens para a praia. Entretanto, quem tem pet também costuma ficar um pouco preocupado ao ver o amigo de quatro patas arfando por causa do calor. Assim, pensando em refrescá-lo, muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer gelo.
Conforme explica o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário e cirurgião geral da rede Seres, depende da maneira como o gelo é oferecido. Nesse sentido, ele diz que é possível colocar pequenos cubos na água do pet para deixá-la mais fresquinha. Já o oferecimento de pedras de gelo para cachorro sem diluição é mais arriscado, uma vez que o cãozinho pode engolir o gelo inteiro.
“Os pets podem ter uma inflamação do esôfago devido ao contato do gelo com a mucosa esofágica. Também podem ocorrer engasgos, com obstrução do lúmen esofágico”, alerta o veterinário. “Além disso, em contato direto com a mucosa do estômago, o gelo pode levar a uma inflamação importante”, completa.
Colocar pequenos cubos de gelo no bebedouro do pet é uma maneira simples e eficaz de deixar a água gelada para cachorro, auxiliando na sensação de frescor. Mas saiba que é possível tornar a experiência ainda mais divertida e saborosa com um picolé.
Para preparar, é simples: no liquidificador, misture quanto baste de água com pedaços de frutas permitidas para cachorros. Entre as opções que podem ser oferecidas sem problemas, estão: melancia, melão, mamão, pera e maçã, acrescidas sem sementes.
Feito isso, bata tudo no liquidificador até obter uma mistura mais ou menos homogênea. Em seguida, despeje o conteúdo em forminhas de gelo e leve-as ao congelador até que fiquem firmes.
Agora que você já sabe que cachorro pode comer gelo da maneira correta, busque maneiras de ajudar o cachorro a se refrescar em dias quentes. O calor e a falta de ventilação podem desencadear um quadro de hipertermia canina, caracterizado pelo aumento da taxa metabólica e pela aceleração do ritmo respiratório na tentativa de regular a temperatura corporal basal.
Isso porque os cães não possuem glândulas sudoríparas que ajudam a reduzir a temperatura por meio do suor. No caso deles, a regulação da temperatura é feita por meio principalmente da respiração. Por isso, a respiração ofegante é um dos primeiros sinais de calor.
Longe de ser um problema de pouca importância, a dificuldade em baixar a temperatura corporal pode levar a um colapso respiratório fatal. Portanto, ao observar que o pet está com calor, é importante adotar medidas para refrescá-lo. Outros sinais progressivos de hipertermia são:
Não espere o agravamento dos sinais de hipertermia. Ao perceber que seu amigo de quatro patas está ofegante, leve-o para um local mais fresco e ofereça água fresca em abundância. Você pode dar água gelada para cachorro também.
Além disso, em casos mais graves, refresque o pet imediatamente, passando um pano com gelo ou água gelada nas axilas e na barriga do peludo, além de procurar uma clínica de pronto atendimento veterinário com urgência. Agora, você já sabe que pode dar gelo para cachorro, colocando-o na água do animal.
Como dar gelo para cachorro? Colocar pedrinhas de gelo na água do pet é só uma das maneiras de estimular a ingestão hídrica e ajudar o peludo a ficar fresquinho e hidratado em dias muito quentes. A seguir, separamos outras recomendações dos especialistas para você e seu amigo não passarem por apuros no calor!
Os horários em que o sol está mais elevado são mais quentes, o que aumenta a chance do pet sofrer com o calor. Além disso, nesses horários, o cãozinho fica mais exposto ao risco de queimaduras na pele.
Assim como a gente, os cães também ficam mais cansados ao fazer atividades físicas muito intensas no calor. Portanto, em dias de temperatura elevada, é importante respeitar o ritmo do pet e evitar a prática de exercícios muito vigorosos, especialmente nos horários entre 10h e 16h.
Percebeu que o cachorro ficou mais ofegante durante o passeio? Leve-o imediatamente para um local com sombra para ele descansar. Além disso, carregue sempre água e bebedouro portátil para ele se hidratar. Lembre-se: cachorro pode comer gelo somente da maneira correta.
A troca de calor com o ambiente é outra maneira importante dos cães se refrescarem. Ao deitarem com a barriga para baixo sobre uma superfície gelada, como um piso frio, os cachorros aumentam a área de contato, facilitando a troca para se refrescarem.
Nessa época do ano, considere levá-lo para tomar banho uma vez por semana ou de acordo com as recomendações do veterinário, ajudando o pet a se sentir mais fresquinho no verão.
Por funcionar como um isolante térmico, a gordura em excesso colabora com a alta temperatura do corpo. Por isso, manter o peso adequado do cachorro é importante para evitar quadros de hipertermia. Caso seu amigo aparente estar acima do peso, considere levá-lo para um check-up veterinário.
Agora que você já sabe se cachorro pode comer gelo, não deixe de conferir outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz e garantir o maior bem-estar do peludo.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…