Muitos cães são pidões e não podem ver os tutores mastigando algo que já querem um pedaço. No entanto, nem tudo pode ser dado a eles. Entre as frutas, será que cachorro pode comer framboesa?
Apesar de as frutas serem saudáveis, nem todas podem ser oferecidas aos pets. Além disso, a maioria é rica em açúcar, então, alguns cuidados são necessários mesmo com as frutas que os cachorros podem comer. Entenda melhor a seguir!
A framboesa é um fruto bastante comum, inclusive, pode ser usado para diversos fins. A cor vermelha torna a aparência ainda mais atrativa. Os humanos podem comer tranquilamente, mas será que cachorro pode comer framboesa?
A resposta é sim: cachorro pode comer framboesa, já que essa fruta é segura para ele. Claro que ela não pode ser a base da alimentação do bichinho, mas pode ser oferecida ocasionalmente.
A fruta possui diversos benefícios, entre eles, é rica em vitamina C, cobre e fibras. Vale ressaltar que a ração possui todos os nutrientes que o peludo precisa, então, a fruta para cachorro pode ser oferecida apenas como um petisco.
Qualquer alimento em excesso pode fazer mal, inclusive as frutas que cachorro pode comer. A questão é que a framboesa possui xilitol, uma substância tóxica ao cão.
Em excesso, também pode trazer problemas em alguns cães, como vômito e diarreia. Então, se você quiser inserir esse alimento como um petisco para o peludo, precisa ficar atento.
Primeiro, ofereça pequenas quantidades e observe se ele aceitou bem a fruta. Caso demonstre algum comportamento indesejado, procure ajuda veterinária. O ideal é que, antes de inserir qualquer alimento novo para o cão, você saiba se realmente ele vai somar benefícios.
Entre as frutas vermelhas, as mais comuns são a framboesa, o morango, a amora, o caqui e a melancia. Entre elas, você sabe quais frutas cachorro pode comer?
O morango é uma das frutas mais apreciadas pelos cachorros. Entre os benefícios, está o fato de ser rico em água, ajudando no bom funcionamento dos rins. Além disso, possui vitamina C e poucas calorias.
O cachorro também pode comer amora. Entre as vantagens está o fato dela ser rica em fibras, auxiliando o bom funcionamento do intestino. Além disso, fortalece o sistema imunológico.
O caqui é outra fruta dificilmente recusada. Assim como a amora, também é rico em fibras. Além disso, possui vitaminas A e C, ajudando a prevenir doenças.
A melancia é outra fruta que os pets adoram. Para os peludos, a oferta requer alguns cuidados. As sementes da fruta contêm uma substância tóxica que faz mal aos pets, por isso, ofereça apenas a polpa.
Além da cereja, existem outras frutas que não devem ser oferecidas ao cachorro por serem tóxicas. Um exemplo é o abacate que, embora não faça parte do grupo das frutas vermelhas, é prejudicial ao peludo.
A substância persina presente no abacate não faz mal aos humanos, mas é bastante tóxica ao cachorro. Outra fruta que deve ficar bem longe do peludo é a uva, cuja semente é tão prejudicial quanto o caroço da cereja.
A carambola também pode afetar os rins do cão, por isso, ele não deve consumi-la. No caso de ingestão acidental de uma dessas frutas, o ideal é levar o pet imediatamente ao médico-veterinário, que poderá avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento.
Caso seu cachorro tenha comida algo tóxico, é provável que apresente sintomas de intoxicação:
Em todos os casos, mesmo que você não saiba o que ele ingeriu, leve-o imediatamente à emergência veterinária. Somente um profissional saberá como agir em casos assim.
Agora que você já sabe que pode dar framboesa para cachorro e outras frutas com cautela, entenda que a melhor alimentação ao peludo é uma ração de qualidade, com todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa.
Para conhecer outros fatos da alimentação dos bichinhos, além de que cachorro pode comer framboesa, é só continuar navegando pelo blog da Petz! Há diversas dicas para o dia a dia do seu amigão.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…