O que seria da vida sem um pouco de doçura, não é mesmo? Uma boa dose de açúcar melhora até um dia difícil, mas será que as sobremesas estão liberadas para os pets? Cachorro pode comer doce?
Antes de oferecer um petisco para seu peludo, é importante ficar atento, já que alguns alimentos são prejudiciais para nossos amigos. Para descobrir se cachorro pode comer doce, continue lendo! Consultamos uma médica-veterinária, que tirou todas as dúvidas sobre o assunto!
Sabemos que o excesso de açúcar pode trazer prejuízos para a saúde, mas, para os pets, o perigo é bem maior. É o que explica a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. A especialista afirma que, mesmo que você dê açúcar para cachorro em pequenas porções, isso poderá ser prejudicial à saúde do peludo.
Por isso, se você está se perguntando se cachorro pode comer doce, saiba que esse tipo de alimento está terminantemente proibido. Se quiser agradar seu filho de quatro patas, há diversas opções mais saudáveis e seguras. Continue lendo para saber mais.
Para entender porque o doce está entre os alimentos que cachorro não pode comer, precisamos lembrar que a nutrição dos peludos é bem diferente da nossa. Por esse motivo precisam de uma atenção a mais.
Na natureza, basicamente, os cães se alimentam de carnes, vegetais e até frutas. Isso explica porque alguns pets se interessam tanto pelos doces — as frutas contêm frutose, um tipo de açúcar.
Porém, normalmente, os doces industrializados que comemos estão longe de serem alimentos seguros para os pets. A quantidade de açúcar presente nesses produtos é muito superior à que encontramos em frutas e legumes.
Assim, mesmo uma porção pequena de uma sobremesa pode trazer prejuízos para a saúde dos cães. Além disso, muitos ingredientes presentes em doces comuns são tóxicos para os peludos. Abaixo, destacamos o que cachorro não pode comer.
Um dos doces favoritos entre adultos e crianças, o chocolate é extremamente perigoso para cachorros. Ele contém uma substância chamada teobromina, um componente tóxico para o organismo dos pets.
A cafeína, que também está presente, causa prejuízos, mas em menor gravidade. Mesmo uma quantidade pequena de chocolate pode gerar:
Em alguns casos, a ingestão de chocolate pode levar até à morte. Como esse é um dos ingredientes mais comuns em diversas sobremesas, fica claro porque o cachorro não pode comer doce.
O xilitol é um adoçante natural, muito utilizado como ingrediente dietético. Graças ao sabor adocicado, ele serve como um substituto do açúcar em muitas receitas.
Entretanto, para os pets o xilitol é extremamente tóxico. Quando um cachorro ingere essa substância, o pâncreas passa a produzir altas doses de insulina, o que causa sintomas como:
O xilitol também pode levar à morte, dependendo da quantidade ingerida. Como é um ingrediente comum em doces dietéticos, tome cuidado com esses produtos.
Já sabemos que não pode dar doce para cachorro, mas isso não significa que você não possa agradar seu peludo de vez em quando. Conforme explica a Dra. Ana Paula, diversos legumes e frutas são seguros para os pets. Entre as opções mais comuns, podemos destacar:
Lembrando apenas que essas opções naturais de doce para cachorro devem estar descascadas, sem sementes e sem a adição de nenhum tempero. Agora que você descobriu a resposta para a pergunta “cachorro pode comer doce”, aproveite opções especiais para o seu filho de quatro patas na Petz.
Em nossas lojas, você encontra uma grande variedade de petiscos seguros e certificados, elaborados por especialistas. Há até a opção de chocolate para cachorro, um produto completamente saudável para seu amigo. Visite a Petz mais próxima ou acesse nossa loja virtual!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…