Bem-Estar

Cachorro pode comer bolacha? Descubra os riscos de alimentos impróprios para pets

Seja no café da manhã ou apenas como um lanchinho entre as refeições, as bolachas são uma opção prática e saborosa! Será que os pets também podem desfrutar deste alimento? Você sabe se cachorro pode comer bolacha? 

Resistir aos pedidos do seu peludo pode ser difícil. Porém, em alguns casos, é necessário, já que muitos alimentos comuns em nossa dieta são tóxicos para os cães! Quer saber se cachorro pode comer bolacha? Continue lendo! Aprenda mais informações sobre a alimentação dos pets! 

Pode dar bolacha para cachorro?

Quem tem um peludo em casa sabe que é difícil resistir à cara de pidão que ele faz. Com um jeito fofo e gracioso, alguns cãezinhos aproximam-se do tutor na esperança de ganhar um pedaço de lanche. 

Por isso, muitos pais e mães de pets acabam perguntando se pode dar bolacha de Maizena para cachorro ou qualquer outro alimento do tipo. No entanto, especialistas afirmam que estes produtos são muito perigosos! 

A  Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz, explica que os alimentos processados contêm diversos ingredientes prejudiciais para a saúde dos pets. Assim, por mais difícil que seja, aguente firme e não ofereça bolacha para cachorro! O melhor é buscar um petisco seguro e saudável. 

Perigos da bolacha

Como vimos, não pode dar bolacha para cachorro, já que este alimento não é pensado para o organismo dos pets. A Dra. Juliana ressaltou os principais perigos deste produto. Confira abaixo.

  • Altos níveis de gordura: ninguém nega que as bolachas são um alimento saboroso. Porém, o problema é que, para atingir essa gostosura, são utilizados diversos ingredientes gordurosos, como os óleos. “A ingestão de alimentos gordurosos pode levar à pancreatite, uma inflamação do pâncreas, que prejudica muito a saúde do pet”, comenta a Dra. Juliana. Por isso, não pode dar nem um biscoito simples para cachorro;
  • Açúcares e sais: tanto a versão salgada quanto a doce são prejudiciais para os pets. A Dra. Juliana lembra que estes ingredientes contribuem para a obesidade, “considerada uma doença que pode causar sérios prejuízos ao animal, como problemas articulares, diabetes, predisposição a doenças cardíacas e dificuldades respiratórias”;
  • Ingredientes perigosos: algumas bolachas contêm chocolate, uva ou outros ingredientes tóxicos. Estes alimentos são ainda mais perigosos, já que podem trazer complicações sérias! Fique atento;
  • Falta de nutrientes: além dos componentes prejudiciais, os biscoitos não possuem ingredientes com valor nutritivo significativo, ou seja, oferecer uma bolacha para seu amigo não traz nenhum benefício a ele.

Com as informações acima, fica bem claro porque este alimento não é recomendado, não é mesmo? Lembre-se de que alimentação é um assunto sério, merecendo toda a atenção dos tutores. Um pequeno deslize pode trazer complicações para seu amigo de quatro patas. Por isso, fique atento a qualquer sinal de que seu cachorro pode comer bolacha!

Alimentos proibidos

Não é só a bolacha que faz mal para os pets. Conforme explica a Dra. Juliana, há diversos alimentos proibidos para cachorro, mas comuns em nosso dia a dia. Confira os mais perigosos a seguir. 

  • Abacate;
  • Alho;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café;
  • Carambola;
  • Cebola;
  • Chocolate.

Apresentamos alguns alimentos perigosos para os cães, porém, a lista do que cachorro não pode comer é ainda mais extensa. Para evitar riscos, especialistas recomendam utilizar uma ração de qualidade. Como este produto é preparado especificamente para os pets, contém os nutrientes exatos, servidos de forma segura.

Petiscos recomendados

Agora que você já sabe se cachorro pode comer bolacha, vale lembrar que os petiscos são uma ótima maneira de agradar seu peludo! Além de criar laços, eles podem ser utilizados como reforço positivo, estimulando bons hábitos. 

Por sorte, há diversas opções de petiscos seguros e saudáveis para os cães! Não há agrado melhor que um biscoitinho para cachorro feito especialmente para o bichinho! Estes produtos são facilmente encontrados em lojas especializadas, como a Petz. 

Por fora, são bem parecidos com uma bolacha comum. Porém, são elaborados com ingredientes próprios para os peludos, por isso, 100% seguros! Então, se estiver procurando bolacha para cachorro, vá a Petz mais próxima. Em nossas lojas, você encontra uma grande diversidade de opções! Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Confira como fazer muda de ora-pro-nóbis!

Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…

16 horas ago

Rosa-do-deserto é tóxica para gato? Descubra aqui!

Muitas plantas podem fazer mal aos animais de estimação. Então, se você os ama assim…

17 horas ago

Terceira idade felina: com quantos anos o gato fica velho?

Os gatos são animais que gostam de escalar para ver o mundo lá de cima…

2 dias ago

Unha de cachorro inflamada: o que pode ser e como tratar?

A unha de cachorro inflamada nem sempre é um problema simples de resolver. Essa alteração…

2 dias ago

Plantas brasileiras: como fazer muda de pacová

Quer saber como fazer muda de pacová? Essa planta genuinamente brasileira é muito comum na…

3 dias ago

Velhice canina: com quantos anos o cachorro fica velho?

Se qualquer tutor de um animal de estimação pudesse fazer um desejo, provavelmente seria: “deixe…

3 dias ago