Quando nossos cãezinhos chegam à família, normalmente nos preocupamos com o lugar em que vão fazer suas necessidades e se vão aprender com facilidade. Esse é um ponto muito importante para o bem-estar e saúde do pet. Mas o que fazer quando nosso cachorro não faz xixi?
Existem diversos fatores que podem levar nossos amiguinhos a não urinarem. Devemos primeiramente verificar se esse é um fator comportamental ou se é fisiológico, e o único modo de sabermos é com um especialista.
Desse modo, não demore a procurar um veterinário: assim que notar a ausência do xixi de cachorro no quintal ou mesmo nos passeios, visite o médico-veterinário. O profissional fará os exames necessários para descobrir as causas e, por consequência, indicar o melhor tratamento.
Há diferentes sinais para indicar que algo está errado com nosso cachorro. De maneira análoga, um cachorro fazendo pouco xixi pode ser um problema, bem como quando eles urinam em excesso. Alguns fatores merecem atenção redobrada quando falamos desse assunto:
Junto à diminuição parcial ou se o cachorro não faz xixi, esses sintomas podem indicar doenças sérias no trato urinário e, dessa forma, necessitam de tratamento com o máximo de urgência.
É importante ressaltar que nem sempre nossos animaizinhos sofrem de disfunções renais. É possível que tenha acontecido um problema na hora de ensinar o cachorro a fazer as necessidades e, por isso, é tão importante o acompanhamento médico assim que notar anormalidades.
Entre os exames mais comuns para identificar alguma deficiência está o exame de urina ou a introdução de uma sonda no canal urinário dos nossos bichinhos de estimação para fazer um diagnóstico mais preciso.
O problema de um cachorro sem fazer xixi ou com algum tipo de impedimento tem origem no trato urinário, nos casos mais sérios. Com os exames adequados, o tratamento fica mais fácil, mas é preciso conhecer o que causa esse problema e quais os órgãos afetados.
Na insuficiência renal aguda ou crônica, por exemplo, os rins são os mais prejudicados, com cálculos renais. Geralmente, a uretra fica obstruída. Já as ITUs (infecções do trato urinário) podem ter origem em diferentes órgãos, relacionados ou próximos ao sistema. Todas essas disfunções podem implicar em quantas vezes o cachorro faz xixi por dia ou se ele apresenta alguma dificuldade na tarefa.
Caso o exame médico esteja normal, parte-se para a raiz comportamental, isto é, significa que nossos cãezinhos apenas possuem dificuldade em aprender o lugar certo. Verifique também se ele não urina em locais escondidos ou apenas durante o passeio.
Se o cachorro não faz xixi e precisa de tratamento contra alguma enfermidade, é fundamental seguir à risca as recomendações médicas e ter bastante paciência, amor e carinho.
Nesse período, são necessárias duas frentes: rações especiais e medicamentos para cachorro. A dieta deve mudar para que nossos cachorrinhos se recuperem mais rápido e ganhem força e vigor, pois não apenas perdem o apetite nesse momento como também precisam de nutrientes em quantidades específicas.
Quanto aos fármacos, geralmente são receitados antibióticos, anti-inflamatórios ou até mesmo analgésicos, para tratar com mais facilidade qualquer doença e livrar nossos bichinhos dos incômodos. Mas é fundamental lembrarmos de que todos eles requerem receita médica.
Por sorte, quando o problema é apenas comportamental, basta focar em como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Para isso, ofereça petiscos quando ele urinar no espaço indicado e esteja sempre atento durante os passeios.
De maneira geral, sabemos que nossos amigos de quatro patas tendem a repetir comportamentos positivos quando são recompensados por eles. Além disso, precisam se sentir confortáveis nesse espaço destinado às necessidades, então procure um local mais afastado e troque quantas vezes forem necessárias.
Agora você já sabe o que pode ser e como agir quando o cachorro não faz xixi! Aqui, no blog da Petz, sempre publicamos conteúdos informativos para você cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas da melhor maneira. Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…