Bem-Estar

Cachorro feliz: 7 sinais de que o pet está de bem com a vida!

Uma das coisas mais incríveis a respeito dos seres humanos é a capacidade que muitos têm de se preocupar com outros seres vivos. É graças a essa capacidade que tantos acabam se engajando em causas animais. Para ajudar um pet, porém, é importante deixar o cachorro feliz.

Quando o ser humano se coloca no lugar do outro, respeita outras formas de vida e para de tempos em tempos para se perguntar se o pet tem uma vida boa e o que fazer para deixar o cachorro feliz. Esses são sinais de preocupação e empatia. A seguir, veja como saber se o cachorro está feliz!

1. Postura relaxada

Quando algo lhes desperta o interesse e a curiosidade, é normal que os cães mudem a postura, enrijecendo o corpo. Em geral, cachorro feliz costuma manter uma postura relaxada na maior parte do tempo. 

Isso inclui a posição das orelhas e do rabo, que costuma ser mantido em posição de descanso (exceto, é claro, quando o pet está muito feliz, como quando você chega em casa).

2. Olhar alegre e sorriso no rosto

A tranquilidade característica de cachorro feliz também pode ser vista no relaxamento dos músculos da face, e isso ajuda como saber se o seu cachorro está feliz. Portanto, cachorros contentes muitas vezes parecem estar sorrindo, com a mandíbula relaxada e semiaberta. 

Em relação aos olhos, observe se o cãozinho aparenta estar com as pálpebras relaxadas. Se sim, pode ser sinal de felicidade! Já quando a parte branca dos olhos costuma ficar muito aparente, fique atento: isso pode indicar medo, estresse e agressividade.

3. Apetite em dia

Alguns cães são mais comilões que outros. Nesse sentido, certas raças, como o Maltês, são conhecidas por seu apetite seletivo. Seja como for, se o filho de quatro patas vem pulando muitas refeições, mesmo quando você tenta estimulá-lo, vale a pena consultar um veterinário. Pode ser sinal de que o cão está doente ou deprimido.

4. Boas noites de sono

Assim como acontece conosco, a falta de sono nos cachorros está associada à liberação de substâncias como o cortisol, que, por sua vez, podem levar ao estresse crônico e a outros problemas de saúde. 

Ou seja, dormir bem é fundamental para uma vida mais feliz! Por outro lado, se o cãozinho anda dormindo demais, é bom investigar. Algumas alterações, como o hipotireoidismo e a depressão, podem estar por trás do quadro. 

5. Variabilidade comportamental

Ninguém consegue ser plenamente feliz quando está sempre com medo ou se sentindo desconfortável. Nesse sentido, cães cuja criação não é coerente — por exemplo, ora pode subir na cama, ora não pode — e inclui métodos aversivos muitas vezes não conseguem compreender o que podem ou não fazer.

Essa criação não coerente, consequentemente, faz com que o pet fique ansioso e tenha dúvidas de quando será ou não punido. Isso acaba inibindo a espontaneidade e os comportamentos naturais caninos. 

Por mais que o cachorro seja feliz e tranquilo, lembre-se de que faz parte do comportamento canino latir, farejar, brincar, fuçar, cavar, roer… Evite inibir o instinto deles!

6. Comportamento pouco destrutivo

Na natureza, destroçar e roer são apenas duas das etapas da chamada “sequência comportamental de caça”. Já em casa, o hábito de roer mordedores e destruir brinquedos, como bolinhas e bichinhos de pelúcia, está entre as principais maneiras de o pet se entreter. Mas elas não devem ser as únicas! 

Para que sejam verdadeiramente felizes, cães também precisam passear, brincar, correr, farejar, entre outras atividades. Elas, por sua vez, ajudam a garantir o bem-estar físico e mental do cachorro, diminuindo o estresse e a ansiedade que podem levar ao destrutivo comportamento de cachorro

7. Confiança e independência

Quando o tutor chega em casa, todo mundo gosta de ver o cachorro abanando o rabo e feliz da vida com sua chegada. E isso é realmente muito bacana! Porém, é importante observar qual é o comportamento do cachorro na sua ausência. 

Se ele está latindo muito ou até uivando, arranhando portas ou lambendo compulsivamente as próprias patas, procure um veterinário comportamentalista. Tudo indica que o filho de quatro patas está sofrendo com a chamada “ansiedade por separação”.

Por mais que seja bonitinho perceber que o cachorro sente a nossa falta, é fundamental criar o pet para que seja independente e confiante. Isso é importante para o bem-estar dele.

Perceber um cachorro feliz não é tarefa difícil, e ajudá-los a permanecer relaxados e contentes pode ser menos difícil ainda. Portanto, confira no blog da Petz outras dicas que garantirão a felicidade do amigo peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Reprodução do pássaro mandarim, alimentação e manejo!

Ter bebês em casa, humanos ou animais, é sempre uma alegria! No caso dos pets,…

21 horas ago

Aprenda como fazer muda de acerola de um jeito simples

Ter um pomar em casa é muito agradável. Você pode colher uma fruta fresquinha e…

1 dia ago

Expectativa de vida do gerbil: personalidade do roedor e muito mais!

Se você deseja ter um animal de estimação, quer que ele viva muito tempo com…

2 dias ago

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado,…

2 dias ago

Parvovirose felina: conheça tudo sobre a doença!

A saúde dos bichanos preocupa bastante os tutores, não é mesmo? Por isso, a vacinação…

3 dias ago

Repelente de insetos para cachorro: como usar?

Sabe aquele barulhinho irritante que os mosquitos fazem? Adivinha quem também sofre com esse mal?…

3 dias ago