Bem-Estar

Cachorro de orelha em pé: o que pode significar?

Desde genética até curiosidade, existem diversos motivos que nos fazem encontrar um cachorro de orelha em pé. Esses bichinhos possuem mais de dez músculos nas orelhas e os colocam para bom uso! Conheça um pouco mais sobre o que cada posição da orelha pode sinalizar.

Orelhas em pé

Ali em cima, falamos que cachorro de orelha em pé pode significar muitas coisas. Mesmo em raças de cachorro com orelha em pé, podemos perceber diferentes movimentos, e cada posição pode ser sinal de um comportamento.

 

Normalmente, as orelhas em pé significam que o cão está atento ao que está acontecendo ao redor. A audição é um dos principais sentidos utilizados pelos cachorros, e essa é uma forma que eles têm de potencializar o que estão ouvindo.

Se você convive com um peludo, provavelmente, já o viu com as orelhas para cima, movendo a cabeça de um lado para o outro. Isso significa que ele está curioso e concentrado no que está sendo apresentado para ele.

Já se as orelhas estão eretas, e o pet está com uma postura mais rígida, ele pode estar querendo transmitir dominância. Lembrando que essas são possíveis interpretações, visto que é importante conhecer o cão para entender melhor o que ele quer dizer com cada expressão.

Uma orelha em pé e outra caída

Se o caso é um cachorro com uma orelha em pé e outra caída, nem sempre esse é um motivo de preocupação porque a causa pode ser variada.

Um filhote de raça de cachorro de orelha em pé, por exemplo, pode demorar para desenvolver completamente a cartilagem na área. Por isso, é normal que uma orelha fique “pronta” antes da outra, então uma ficará para cima, enquanto a outra continuará para baixo por um tempo.

Além disso, existem casos genéticos, que fazem com que as orelhas dos amigos de quatro patas sejam assim permanentemente. Não é tão comum, mas pode acontecer e é um charme!

No entanto, caso o cachorro de orelha em pé repentinamente apresente uma orelha caída, é possível que a área esteja afetada de alguma forma. Nesses casos, é importante fazer uma consulta com o médico-veterinário para que o profissional possa entender o caso e indicar o tratamento correto.

Orelhas caídas

Assim como os casos acima, um cachorro com orelha caída pode ser apenas uma questão genética da raça. Basset Hounds e Dachshunds, por exemplo, são conhecidos por terem as orelhas bem grandes e penduradas, que balançam quando o pet se movimenta.

Acredita-se que esses bichinhos evoluíram para ter orelhas caídas porque, com a domesticação, eles não precisavam ficar atentos o tempo todo. Contudo, eles também costumam apresentar um faro mais apurado que outras raças.

No entanto, mesmo nessas raças, dá para perceber que, às vezes, as orelhas dos pets podem cair. Quando isso acontece, pode ser um sinal de medo ou tristeza. Observar os outros sinais corporais que o cão apresenta, como a posição do rabo ou o olhar, pode ajudar a identificar o motivo.

Além disso, o nervosismo pode ser outro motivo que desencadeia que as orelhas do peludo caiam e/ou fiquem para trás. Nesse sentido, se isso é um hábito constante do pet, uma consulta com um especialista é válida para entender se o bichinho não está desenvolvendo ansiedade.

Cuidados com as orelhas de cachorro

Agora que você já sabe o que cada posição de orelha dos peludos pode significar, é importante entender que não importa se o seu companheiro é um cachorro da orelha em pé ou caída, ele precisa de cuidados. 

O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana ou na frequência indicada pelo médico-veterinário. Com a ajuda de um algodão embebedado de uma solução especial para limpeza do ouvido de cães, você pode realizar essa tarefa tranquilamente. 

É importante que o profissional veterinário tenha indicado a solução ideal para o seu pet. Lembre-se: só higienize até onde o seu dedo alcança, sem forçar. Para as áreas mais internas, apenas um especialista pode fazer a higienização correta.

Agora, você já sabe o que um cachorro de orelha em pé pode estar tentando sinalizar! Para mais curiosidades sobre o comportamento dos pets, continue nos acompanhando aqui, no blog da Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

7 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago