Ao conviver com um cachorro, muitos tutores se surpreendem ao descobrir que o paladar do pet vai muito além do que prega o senso-comum. Inclusive, muitos petiscos apreciados pelos peludos não são recomendados para a saúde dos animaizinhos. Então, o que fazer com um cachorro comendo pedra, por exemplo?
Alguns tutores com jardins ou vasos em casa podem se surpreender com esse hábito incomum. Afinal, as pedras não são nem um pouco palatáveis, então, por que o cachorro come pedra? Descubra o que pode estar acontecendo com o seu amigão nos próximos tópicos!
Um cachorro comendo pedra não está, necessariamente, enfrentando algum problema de saúde. No entanto, é muito importante investigar as causas desse hábito, visto que isso pode comprometer o bem-estar canino.
Afinal, essa prática pode expor o pet ao risco de lesões e obstruções no sistema digestório. Entre as principais causas para esse comportamento estranho de cachorro, podemos citar as seguintes.
Na chamada “fase do descobrimento”, os filhotes utilizam todos os sentidos, incluindo o paladar, para explorar o mundo à volta. Sendo assim, não é raro colocarem objetos estranhos na boca e acabarem ingerindo-os.
Cães estressados ou muito ansiosos podem acabar roendo e, acidentalmente, engolindo o que quer que encontrem pela frente, incluindo pedras. Os peludos que passam muito tempo sozinhos ou não recebem atenção suficiente do tutor podem adquirir o hábito como forma de chamar atenção. Do ponto de vista do cachorro, é melhor uma interação social negativa do que interação nenhuma.
Em vida livre, os cães podem recorrer à ingestão de plantas, a fim de tentarem aliviar o incômodo causado por parasitas intestinais. Na falta desse recurso, eles podem acabar ingerindo outros alimentos e objetos com o mesmo propósito. Esse motivo explicaria porque cachorro come pedra e terra, por exemplo.
Esta patologia ocorre quando o cão apresenta um desejo incontrolável de ingerir qualquer tipo de alimento ou material não comestível. Assim, a doença justificaria o cachorro com comportamento estranho, ingerindo pedras, madeiras, plásticos, etc.
Esses são alguns dos motivos que podem te ajudar a entender um cachorro comendo pedra. Entretanto, para um diagnóstico preciso, consulte um veterinário. Certamente, um profissional qualificado saberá identificar o que está causando o problema, fornecendo as diretrizes para um tratamento eficaz.
Os principais riscos para um cachorro comendo pedra são as lesões e as obstruções no sistema digestório. Nesse sentido, fique atento aos seguintes sinais: apatia, vômito, inchaço abdominal, fezes com presença de sangue, constipação ou diarreia. Tais sintomas podem sinalizar que há algo de errado com seu amigo.
Se isso acontecer, leve o pet imediatamente ao veterinário para uma avaliação. “Esperar ou tentar resolver o problema por conta própria, com soluções caseiras, pode prejudicar o trato gastrointestinal, retardando o início do tratamento adequado e agravando a situação”, explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju.
Como dissemos anteriormente, se o seu cachorro come terra ou pedras por conta de doenças parasitárias, ou outras enfermidades, procure o médico-veterinário. Um profissional de confiança saberá o que é melhor para o seu pet.
Descartados os problemas fisiológicos, pode ser necessária a ajuda de um especialista em comportamento canino. Seja como for, rotina e enriquecimento ambiental são essenciais para combater e prevenir problemas emocionais. Confira algumas dicas gerais de como evitar que seu peludo coma pedras.
Esperamos que, agora, você possa lidar, da melhor forma possível, com seu cachorro comendo pedra. Para mais conteúdos como este, não deixe de explorar o blog da Petz. Estamos sempre trazendo dicas e informações sobre os bichinhos de estimação!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…