A remela ou a ramela é uma substância naturalmente produzida pelos olhos, principalmente durante o sono. Nem sempre, ela indica um problema de saúde. Entretanto, é sempre importante ficar atento ao notar o cachorro com remela verde nos olhos.
Se o olho do cachorro ramelando abundantemente produz remela verde, por exemplo, pode ser um sinal de alerta! Por isso, se você percebeu que o peludo está com uma secreção esverdeada no olho, continue lendo. Saiba o que pode deixar o cachorro com remela verde nos olhos.
Quem nunca acordou com aquela areinha no olho após uma boa noite de sono? As remelas são naturais e ocorrem em tipos de mamíferos, inclusive o cão! Os olhos são órgãos extremamente delicados, por isso, precisam sempre estar úmidos para funcionarem bem.
Por isso, há a produção constante de uma substância lubrificante. No período do sono, a produção desse lubrificante é alterada, o que o deixa mais mucoso. Com a própria evaporação natural dessa substância, surge a remela.
No entanto, se a remela no olho do cachorro aparecer em excesso, pode indicar um sintoma de um problema de saúde. Para saber identificar as doenças, fique atento aos sinais abaixo!
Alergias, irritações ou infecções podem provocar o excesso de remela no olho do cachorro. Convidamos a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, para informar quais características devem ser sinais de alerta para os tutores.
Como mencionamos, a coloração é um dos pontos de atenção quando o assunto é secreção ocular. No caso de cachorro com secreção verde nos olhos, especialistas alertam para o risco de enfermidades contagiosas.
De acordo com a Dra. Heloísa Souza, geralmente, os tons escuros e esverdeados estão relacionados à infecção bacteriana. Esse tipo de problema, relativamente comum, gera uma doença muito conhecida: a conjuntivite.
A veterinária explica que esse quadro ocorre quando há inflamação na conjuntiva, um tecido na parte interna da pálpebra. Nesse caso, um dos sintomas é o cachorro com remela verde nos olhos.
A ceratoconjuntivite seca, também chamada de olho seco, é uma doença ocular que pode cronificar e comprometer a visão do pet. Caracteriza-se pela deficiência na qualidade e na produção da lágrima. Causa grande desconforto pelo ressecamento e inflamação da córnea e da conjuntiva.
Nesses casos, é comum o cachorro apresentar blefaroespasmo, a contração involuntária da pálpebra, protrusão da terceira pálpebra, secreção ocular purulenta e esverdeada e olho irritado e vermelho.
A remela verde é um sintoma comum das infecções. Por isso, fique atento e busque um veterinário o mais rápido possível. O especialista vai realizar o diagnóstico, analisando características como coloração e textura da secreção, entre outras. Ele também pode realizar exames complementares.
Geralmente, essa etapa envolve higienizar a região com frequência, além de aplicar colírios específicos para pets (prescritos pelo veterinário). É importante lembrar que, mesmo que não seja uma doença grave, merece toda a atenção.
Caso não seja tratada da forma correta, a doença ocular pode trazer graves consequências para o cãozinho, como a úlcera de córnea. Assim, o melhor remédio para o cachorro com remela verde nos olhos é a ajuda de um profissional.
Mesmo que a remela não seja algum problema de saúde, provavelmente, você terá que limpar os olhos do seu peludo com certa frequência. Abaixo, há recomendações sobre como limpar remela de cachorro de forma segura e prática.
Seguindo as recomendações de como limpar a remela do olho do cachorro, é possível fazer o procedimento até no banho do peludo. Caso a remela esteja abundante ou tenha coloração diferente, leve-o o quanto antes ao veterinário.
Na Petz, você encontra todos os produtos para fazer a limpeza e o tratamento do cachorro com remela verde nos olhos. Para continuar acompanhando artigos como este e informando-se sobre assuntos relacionados ao bem-estar do seu pet, conte com o nosso blog!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…