Cachorro com incontinência urinária: saiba como ajudar o pet
Publicado em 16 de dezembro de 2024Tempo de leitura: 5min

Se seu animal de estimação tem escape de xixi enquanto dorme ou quando está andando pela casa, fique atento. Você pode estar diante de um cachorro com incontinência urinária.
O blog da Petz já adianta: isso não é birra do pet. Na verdade, é um problema que precisa ser tratado. Para saber como identificar o motivo e definir como tratar o animal com incontinência urinária, continue lendo!
O que é incontinência urinária?
A incontinência urinária é uma condição caracterizada pela saída espontânea de urina. Assim, o cachorro nem percebe que isso está acontecendo com ele. O escape pode ser em gotas ou pequenos jatos enquanto o pet está em repouso ou se mexe.
Isso acontece por diferentes motivos, como questões anatômicas, mudanças fisiológicas no trato urinário ou, ainda, alterações neurológicas no animal. Muitas vezes, a incontinência é erradamente interpretada como um comportamento inadequado do pet.
Porém, em casos de problemas comportamentais, o cachorro começa a fazer xixi em locais errados, quase sempre na quantidade normal. Não são meros pingos de urina espalhados pela casa. Percebeu a diferença?
Como identificar a infecção urinária no pet?
Como vimos, o fato de você encontrar urina do cachorro em locais inapropriados nem sempre indica que o pet está com incontinência urinária. Uma série de outros fatores podem ocasionar isso, como alterações no ambiente ou mesmo problemas que provocam dificuldade de locomoção.
Para auxiliar o tutor, o blog da Petz reuniu, abaixo, os principais sintomas da incontinência urinária no cachorro. Confira:
- Aumento da frequência da urina (sem presença aparente de dor);
- Escapes de urina enquanto o pet se movimenta;
- Gotas de urina que saem constantemente do animal;
- Escapes de urina durante o sono, que molham a cama do animal.
Sempre é válido o alerta: não espere que o problema se agrave. Procure o médico-veterinário de confiança assim que perceber os primeiros sinais. Quanto antes o tratamento da incontinência urinária em cachorro começar, mais cedo o pet se livra desse problema.
Vale lembrar também que esse quadro vai muito além do incômodo causado pelo xixi espalhado pela casa. Afinal, ele pode estar associado a problemas mais sérios, como você verá a seguir.
Principais causas da incontinência urinária canina
Existem diversas causas de incontinência urinária em cães. Algumas das principais são:
- Infecções frequentes, como a infecção urinária;
- Malformações;
- Desequilíbrio hormonal;
- Disfunções no trato urinário;
- Problemas neurológicos;
- Problemas endócrinos;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Presença de cálculos vesicais.
O problema tem maior incidência em cães com predisposição a lesões e degeneração da medula espinhal. Um quadro como esse pode comprometer a inervação da bexiga.
Além disso, é importante ficar atento a algumas condições que podem aumentar a chance do cachorro ter o problema, como senilidade, lesões na coluna e na medula, diabetes, hérnias e doenças dos sistemas nervoso e endócrino.
As fêmeas também são mais propensas ao quadro de incontinência urinária. Isso acontece porque elas têm maior probabilidade de desenvolver infecções urinárias, já que o canal de saída da urina fica muito próximo ao ânus. Esse fator favorece a contaminação da região por bactérias.
As mudanças hormonais ao longo da vida também são outro ponto que explica a prevalência da incontinência urinária em fêmeas, principalmente nas pets idosas.
Como descobrir se o pet está mesmo com incontinência urinária?
Se o pet demonstrar sinais de incontinência, é hora de consultar o veterinário. Relate o que tem observado com detalhes para o profissional. O diagnóstico da incontinência urinária é feito a partir de uma série de ações e exames, como observação clínica do caso. É possível também que o médico veterinário solicite um ultrassom e uma urinálise, para descartar possíveis infecções no trato urinário.
A incontinência urinária tem tratamento e cura?
O tratamento do cão com incontinência urinária pode ir desde uso de medicamentos até a associação de terapias complementares, como fisioterapia e acupuntura. Além disso, mudanças no estilo de vida e intervenções cirúrgicas podem ser necessárias. Tudo vai depender do diagnóstico.
Cachorros com incontinência urinária são pacientes que estão em constante observação e que precisam também se alimentar de dietas que evitem deterioração de musculatura.
Importante identificar se há algo neurológico ou não, visto que se for neurológico, a observação da musculatura da parte posterior precisa ser assistida. Um alimento com alta proteína é necessário para manter a musculatura ativa e para que não haja perdas, como a Hill’s Prescription Diet ONC Care ou a Hill’s a/d.
É importante destacar que os problemas associados à incontinência tendem a evoluir para quadros mais graves com o tempo. É por isso que o tratamento logo nas fases iniciais é o mais efetivo para evitar a piora.
A cura da incontinência em cães também depende do que está causando o mal. Por exemplo, algumas alterações de nascimento podem ser corrigidas com cirurgia, e o pet fica totalmente curado. No caso da diabetes, o quadro pode voltar toda vez que a glicemia estiver descontrolada.
Agora que você sabe da importância de entender mais sobre o quadro de cachorro com incontinência urinária, conte com os profissionais do Centro Veterinário Seres para auxiliar o pet com muito carinho!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Amei a matéria explicativa. Me ajudou muito. Grato