Cachorro com barriga inchada, o que pode ser?
Publicado em 21 de maio de 2024Tempo de leitura: 5min
Cachorro com barriga inchada pode deixar o tutor preocupado, e não é para menos. Afinal, isso pode ser algo simples e sem risco, mas também indicar um problema mais grave.
Como o melhor amigo do homem não consegue se comunicar verbalmente, o melhor a fazer por eles é estar bem atento a qualquer sinal ou sintoma que o comportamento ou até mesmo o corpo possa apresentar, como cachorro com barriga grande e estufada. Entenda mais sobre o assunto com o artigo a seguir.
O que pode deixar o cachorro com a barriga inchada?
O cachorro com a barriga inchada e dura é um sintoma comum de algumas doenças. Por isso, é necessária a consulta com o médico veterinário para examinar e até mesmo solicitar alguns exames complementares para o correto diagnóstico.
O aumento do volume abdominal pode ser consequência de uma alteração sistêmica, ou seja, que atinge não só a barriga, mas outras partes do organismo, ou algo localizado. Veja algumas patologias que causam a barriga do cachorro inchada:
- verminose;
- cardiopatias;
- hepatopatias (problemas no fígado);
- desnutrição;
- torção gástrica (estômago torcido);
- obstrução por corpo estranho (quando o pet come algum objeto);
- neoplasias;
- doenças hormonais (hiperadrenocorticismo ou hipotiroidismo);
- infecção intestinal;
- prisão de ventre;
- doença do carrapato;
- fecaloma (fezes muito ressecadas).
Por que a barriga do cachorro fica inchada?
A barriga inchada é consequência de várias alterações no organismo e de acordo com a causa. Há doenças que inflamam os vasos e afetam a absorção de líquidos, causando a “barriga d’água” ou ascite (nome técnico).
Outras podem aumentar o volume dos órgãos da região do abdômen e, consequentemente, a barriga ficando com um tamanho maior. Há ainda aumento na produção de gases, ocasionando o efeito de estufamento.
Quais os riscos do cachorro com a barriga inchada?
O risco do cachorro com barriga inchada irá depender da causa. Um animal com verminose leve é facilmente tratado com vermífugos, mas se a infestação for intensa, pode levar a obstrução intestinal, desnutrição, anemia, emagrecimento, etc.
Outras doenças que causam a ascite (barriga d’água) são mais emergenciais, pois o acúmulo de líquido no abdômen comprime o diafragma e compromete a respiração, deixando o pet ofegante e com risco de parada respiratória. A torção gástrica também precisa de tratamento com urgência, caso contrário o pet não resiste.
Doenças hormonais, embora não levem o animal a óbito repentinamente, são doenças que se agravam com o passar do tempo, e o aumento do abdômen é um sinal importante para buscar ajuda quanto antes. Elas também podem levar o animal a óbito.
Outros sintomas associados à barriga inchada do cachorro
Há outros sintomas, além de cachorro com barriga inchada, que indicam quando o peludo está doente e precisa de ajuda. Alguns sintomas normalmente associados são:
- emagrecimento;
- vômitos;
- animal não evacua;
- fezes amolecidas;
- fezes com sangue;
- presença de vermes nas fezes;
- cansaço;
- perda de apetite;
- tosse;
- inchaço nas patas (edema);
- dificuldade para respirar;
- mucosas pálidas;
- mucosas amareladas.
Se você notar que o cachorro com a barriga inchada e não defeca, é importante levá-lo o mais rápido possível para a consulta com um especialista. Assim, ele fará o diagnóstico e a orientação do tratamento mais adequado.
O que fazer quando o cachorro está com a barriga inchada?
Como esse quadro é comum em diversas situações, para saber o que fazer com cachorro com barriga inchada, o melhor é não arriscar. A condição pode ser o sintoma de alguns graves problemas de saúde, por isso, o ideal é buscar ajuda de um médico veterinário.
Fique atento às supostas “receitas milagrosas”, que prometem resolver o problema, como o uso de antigases para cachorro. Lembre-se de que todo e qualquer tratamento deve ser aplicado somente sob a recomendação de um profissional!
Diagnóstico e tratamento da barriga inchada em cachorro
Quando o médico veterinário consulta um cachorro com barriga inchada, precisa realizar o exame clínico. Com a apalpação, já é possível notar se há presença de líquido ou não. Em alguns casos, para aliviar o desconforto e a respiração do pet, esse líquido pode ser puncionado.
Se o profissional diagnosticar que o problema é mais simples, como verminoses, principalmente em filhotes, irá instituir o tratamento com vermífugos, vitaminas e o que mais julgar necessário. Só um veterinário especializado saberá o remédio para cachorro com barriga inchada mais adequado.
Nos casos de outras alterações, podem ser precisos exames de sangue e de imagens, como radiografia, ultrassonografia e ecocardiograma. Porém, em caso de obstrução por corpo estranho ou torção gástrica, pode ser necessário realizar uma cirurgia de emergência.
Como evitar esse problema?
A melhor maneira de evitar que o cachorro tenha barriga inchada é cuidando da sua saúde no dia a dia. Claro que acidentes podem acontecer, como comer um corpo estranho ou ter uma torção gástrica, mas, no geral, siga essas orientações:
- mantenha a carteira de vacinação e vermífugo sempre em dia;
- ofereça sempre água abundante, fresca e limpa;
- se seu pet comer rápido demais, busque um comedouro especial, que torne essa atividade mais demorada;
- evite exercícios após as refeições, pois eles podem causar torção gástrica;
- ofereça apenas rações de qualidade;
- consulte o médico veterinário para um check-up pelo menos uma vez ao ano.
Aqui, você viu que o cachorro com barriga inchada pode ser um simples problema ou algo mais sério. Seguindo as orientações do médico veterinário e as dicas do blog da Petz seu pet estará seguro! Acesse agora mesmo!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário