Altamente recomendada por médicos-veterinários, a castração ainda desperta muitas dúvidas nos tutores. Não é difícil entender porque: uma busca rápida na internet mostra informações diversas, ora a favor, ora contra o procedimento. Um dos argumentos de defesa é que cachorro castrado fica mais calmo.
A seguir, contamos com a ajuda da Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz, para esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre o cachorro castrado ficar mais calmo.
Em alguns casos, sim: cachorro castrado fica mais calmo! Conforme explica a Dra. Ana Paula, “a castração modifica a produção de alguns hormônios que interferem no comportamento do cão, como a testosterona”.
Por isso, após o procedimento, é possível haver algumas mudanças, como diminuição da agressividade e do nível de atividade de alguns cães, mas isso não é regra para dizer se o cachorro fica mais calmo castrado.
“Se o pet apresenta comportamento agressivo por outros motivos, não envolvidos com a produção de hormônio sexual (socialização inadequada, traumas, doenças, dor ou maus tratos), isso pode não se modificar com a castração”, explica a veterinária.
Além disso, outros comportamentos frequentemente indesejados, como vocalizações excessivas e hábitos antissociais, não estão relacionados aos hormônios sexuais, portanto, permanecem inalterados após a cirurgia.
Nesses casos, o ideal é buscar a ajuda de um médico-veterinário, visto que certas alterações, como quadros que provocam dor, podem estar por trás do problema. Descartada essa possibilidade, consulte um especialista em comportamento canino.
Como visto, quando o assunto são comportamentos indesejados, a castração não funciona como um passe de mágica. Então, nem sempre o cachorro castrado fica mais calmo. Por isso, existem outras maneiras de como acalmar cachorro.
Por outro lado, é verdade que, além da agressividade, a cirurgia pode ajudar a reduzir hábitos dos pets bastante incômodos para os tutores. Alguns exemplos são: levantar a perna para fazer xixi e montar em objetos ou na perna das pessoas.
Porém, nem sempre o procedimento é suficiente para reverter a situação. “Tudo depende da idade em que a castração é realizada e do ambiente em que o pet vive”, explica a Dra. Ana Paula.
Nesse sentido, quanto antes o cão passar pela cirurgia, sempre de acordo com as orientações do veterinário, maior é a chance de que o cachorro castrado muda comportamento. Já a castração feita em pets adultos ou idosos tende a não alterar tais hábitos.
A redução do nível de atividade do cachorro pode ser muito benéfica, especialmente nos casos em que o tutor não dispõe de tanto tempo para ajudar a gastar a energia do pet. Por outro lado, sem o acompanhamento adequado, ela pode contribuir para o ganho de peso, que favorece o surgimento de doenças.
Para que isso não ocorra, é importante conversar com o veterinário para proporcionar uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades energéticas do paciente. Além disso, não deixe de passear com seu amigo de quatro patas diariamente.
Enriquecer o ambiente do cachorro, garantindo que ele tenha oportunidade de escolha para exercer comportamentos naturais, também é fundamental para o bem-estar da espécie.
Agora que você sabe se o cachorro castrado fica mais calmo, continue acompanhando os conteúdos da Petz. Em nosso blog, temos muitas dicas para ajudar você a entender o comportamento do seu cão.
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…