Final de campeonato de futebol, virada do ano. Enquanto para muita gente esses eventos são motivos de comemoração, para quem tem pet eles costumam ser acompanhados de muita preocupação. Afinal, só quem tem um cachorro assustado com barulhos altos sabe o quanto a situação pode ser traumática.
Embora, felizmente, cada vez mais cidades venham proibindo a queima de fogos causadores de poluição sonora, alguns sons altos, como os trovões, são inevitáveis. Por isso, vale a pena conferir o que fazer para ajudar cachorro assustado.
Se pararmos para pensar, nós também nos assustamos com barulhos altos e inesperados. A diferença é que nós logo associamos o barulho a algo que não representa ameaça, o que não é verdade no caso dos cães.
Na natureza, estrondos repentinos geralmente estão ligados a situações de perigo. Por esse motivo, é natural que o amigo de quatro patas fique assustado e busque proteção.
Mais do que isso, a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, lembra que os animais de estimação têm uma audição bem mais sensível que a nossa, o que contribui para o impacto ainda maior dos barulhos altos para eles. Por isso, é muito importante saber como acalmar cachorro assustado.
Para quem pensa que, por estar associado a uma situação temporária, o medo de barulho não precisa de atenção especial, melhor reconsiderar. De acordo com a Dra. Karina, cachorro assustado e estressado com som alto pode evoluir para um quadro de pânico, chegando até mesmo a se machucar.
Isso porque, na busca desesperada por proteção, não é raro que cães e gatos fiquem presos em portões e janelas, ou mesmo que fujam de casa, ficando expostos ao risco de atropelamento.
Quando estão com guias e presos, eles também podem acabar se ferindo com elas. Além disso, todo ano são relatados casos de pets que sofrem parada cardíaca e outros problemas graves, incluindo problemas de audição devido à soltura de fogos.
Não tem certeza de como seu amigo de quatro patas reage aos barulhos? Veja a seguir os principais sintomas de cachorro assustado e fique atento a esses comportamentos:
Ao notar qualquer um desses sinais, redobre a atenção e procure tomar medidas que amenizem a situação, como veremos a seguir. Assim, você garante o bem-estar e a segurança do pet.
Convidar o pet para brincar, evitar segurá-lo no colo, agir normalmente e fingir que nada está acontecendo são só algumas das muitas dicas difundidas sobre como agir com cão assustado.
Mas será que elas são realmente recomendadas? Confira abaixo as melhores dicas de como tirar o medo do cachorro, de acordo com os veterinários da Petz:
Lembrando que as medidas de segurança devem sempre ser tomadas de maneira preventiva e a longo prazo. Com isso, o amigo peludo passará a se sentir muito mais seguro.
Não espere um dia de estrondos repentinos para agir. Uma dica é já ir adaptando o cachorro a sons mais altos antes mesmo de eles acontecerem. Para isso, deixe a TV ligada em algum canal com barulho que assusta cachorro, como fogos e trovões ao fundo, e comece a brincar e distrair o pet.
Isso ajuda para que ele passe a associar ruídos altos a experiências positivas e não se tornar um cachorro muito assustado. É válido também ir aumentando o volume conforme o pet for perdendo o medo.
Agora que você já sabe a melhor forma de agir com cachorro assustado, confira o blog da Petz e tenha outras dicas sobre bem-estar e saúde animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…