Todo pai ou mãe de pet quer ver seus filhos de quatro patas contentes e saudáveis, não é mesmo? Por esse motivo, a briga de gato pode ser muito frustrante para os tutores.
Mas, além de desagradáveis, os conflitos são extremamente estressantes para os peludos, podendo trazer até mesmo prejuízos para sua saúde. Por que será que a briga de gato acontece? Se você tem gatos brigões em casa, continue lendo!
A melhor forma de evitar a briga de gato é aprender sobre a personalidade dos felinos. Para isso, conversamos com a Dra. Flávia Trevisan, médica-veterinária da Petz. A especialista explicou que os bichanos carregam muitas características da vida selvagem, inclusive seu senso de território.
“Por isso, os gatos são tão territorialistas. Dessa forma, eles possuem maior controle sobre seu domínio”, comenta. Em outras palavras, quando surge um pet novo no pedaço, o bigodudo pode encarar isso como uma ameaça. Como resultado, temos o gato brigando!
A resposta para evitar confusões é simples: basta demonstrar para seu peludo que não há motivos para brigas, pois há amor, carinho e ração para todos! Pode parecer uma tarefa difícil, mas, com algumas dicas, é perfeitamente possível.
Os felinos não costumam ser animais muito sociáveis. Assim, não fique duvidando das suas capacidades de tutoria se você tem gato briguento. O período de adaptação geralmente é mais difícil, e os conflitos tendem a ocorrer!
Porém, com algumas dicas, você pode transformar seus peludos em melhores amigos. Confira abaixo as recomendações para quem deseja evitar o gato brigando com gato!
Para desestressar e acalmar gatos, o enriquecimento ambiental é fundamental. Coloque postes, plataformas, esconderijos e brinquedos pela casa. Isso ajuda a aliviar as tensões e, consequentemente, facilita a convivência!
A disputa por território, como vimos, é a principal causa para a temida briga de bichanos. Porém, em alguns casos, o motivo pode ser outro. Há algumas situações que podem deixar o gato raivoso. Confira abaixo e veja se esse é o motivo para a briga do peludo:
A Dra. Flávia ressalta, ainda, que os felinos são muito bons em disfarçar doenças e fragilidades. Quando estão com dor, podem ficar um pouco agressivos. Se perceber qualquer alteração de humor em seu bichano, procure um veterinário.
O profissional poderá realizar um diagnóstico, além de oferecer alternativas para problemas comportamentais. Agora você já sabe quais os motivos dos peludos brigarem e como acalmar o gato filhote, adulto ou idoso conforme as causas.
Se você pegar um gato atacando outro, tome cuidado! Em meio a mordidas e arranhões, você pode se machucar ao tentar separar a briga. Outro ponto importante, além de evitar acidentes, é terminar o conflito sem traumatizar o bichano. Para isso, siga as dicas abaixo.
Lembre-se que na Petz você encontra brinquedos, acessórios e tudo que seu filho de quatro patas precisa. Gostou de saber um pouco mais sobre briga de gato? Então veja outros conteúdos como esse no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…