Muitas pessoas têm dúvidas quanto à melhor forma de limpar um aquário. Após quanto tempo ele deve passar por uma manutenção? Quais são os produtos adequados? Quais passos seguir para uma limpeza eficiente? Pensando nisso a Petz separou algumas dicas para ajudar os tutores dos peixes na hora de fazer a manutenção do aquário. Confira a seguir.
O aquário é um ecossistema frágil e depende de uma boa filtragem biológica adequado para o seu bom funcionamento: o ciclo de nitrogênio.
Exemplificando, todas as necessidades (fezes e urina) dos peixes e também todas as plantas mortas entram em processo de decomposição, assim como os alimentos orgânicos despejados no aquário.
Esse processo de decomposição, consequentemente, gera algumas toxinas, entre elas amônia – que, entrando em contato com a água, produz hidróxido de amônia – uma substância altamente tóxica. A amônia, por sua vez, também é transformada em nitrito e nitrato, outros dois vilões dos aquários (quando presentes em excesso). A partir daí, fica explícita a importância da troca de água dos tanques – tanto para a higiene do aquário, quanto para a saúde desses pets.
Para quem está montando seu primeiro aquário e tem dúvidas de como criar peixe, é necessário um primeiro ciclo de quatro a seis semanas com cuidados específicos. Veja como realizar os procedimentos fundamentais para a saúde e a sobrevivência dos seus peixes:
1. É necessário montar o aquário um dia antes de adicionar qualquer peixe;
2. Nunca adicionar muitos peixes de uma só vez
3. Não sobrecarregar o aquário, isso pode gerar altos níveis de amônia, prejudiciais para os peixes;
4. Testar frequentemente os valores de pH, amônia, nitrito e nitrato do aquário;
5. Conferir se a temperatura da água é a ideal para o peixe que vive no aquário;
6. Não alimente em excesso; essa é uma das grandes causas de perdas dos peixinhos.
A manutenção da água é fundamental para a saúde dos peixes. Você pode realizar esse procedimento básico com cuidados mínimos. Veja:
• Checar a temperatura da água.
• Remover cerca de 10% da água e substituí-la por água sem cloro;
• Testar os níveis de pH, amônia, nitrito e nitrato do aquário de acordo com as condições do seu peixe e do aquário. Os kits de teste de aquário são ferramentas ideais para esse tipo de tarefa;
• Se necessário, limpar as algas criadas ao longo da semana.
• Remover cerca de 25% de água e substituí-la por água sem cloro;
• Manutenção de bombas e filtros;
• Se necessário, limpar as algas, remover e limpar plantas e outras decorações de plástico;
• Aparar plantas vivas se estiverem muito grandes..
O procedimento adequado do filtro do aquário é fundamental para a saúde e a felicidade do seu bicho de estimação. O sistema completo de filtragem ajuda a neutralizar os níveis de amônia e nitritos, removendo detritos e clarificando a água. Os três métodos básicos de filtragem são mecânico, biológico e químico. Conheça os tipos de filtros que executam os três métodos:
: um filtro externo que fica atrás do seu aquário, com auxílio de uma bomba, a água do aquário passa pelas mídias de filtragem e volta limpa para o aquário
: mais utilizado em aquários maiores. O canister é muito eficiente pois comporta grande quantidade de mídia de filtragem, exemplo cerâmica.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!