Categories: Aquário

Como cuidar de um peixe Oscar sem dificuldades!

Antes de montar um aquário em casa e admirar a beleza dos animais e da decoração, é preciso pensar nas espécies que você deseja criar. Se deseja um tanque cheio de cores vivas, venha aprender como cuidar de um peixe Oscar!

Esse nadador é um dos mais populares entre os aquaristas porque tem uma beleza ímpar, além de não exigir cuidados muito específicos. Se você quer saber mais sobre essa espécie, está no lugar certo! A seguir, aprenda tudo sobre como criar peixe Oscar.

Conheça melhor o peixe Oscar

O Astronotus ocellatus é encontrado principalmente na América do Sul e na África. É importante saber como cuidar de um peixe Oscar porque ele tem um temperamento específico.

Como é um animal territorialista, o peixe Oscar não convive bem com outras espécies. Ele pode atacar um companheiro se sentir que seu espaço está sendo ameaçado. Além disso, pode ficar mais agressivo durante o período de acasalamento.

Uma característica muito marcante do peixe Oscar é o nado. Ele passa boa parte do tempo ativo, indo para lá e para cá. Como tem cores vivas, cria um ambiente deslumbrante no aquário.

Apesar de ser considerado agressivo, ele pode conviver pacificamente com algumas espécies, como Acará e Balashark. Portanto, saber como cuidar de um peixe Oscar envolve escolher os companheiros de aquário corretos (de tamanhos compatíveis) e os objetos de decoração adequados!

Características do peixe Oscar

Antes de saber como cuidar de um peixe Oscar, tenha em mente que ele é um animal grande, podendo chegar até 35 cm de comprimento. Ele tem corpo alongado, cabeça grande e olhos pequenos. A expectativa de vida é de aproximadamente 13 anos.

Tanto os machos quanto as fêmeas têm aparência semelhante, variando as cores. O peixe Oscar pode apresentar coloração preta e laranja, vermelho ou amarelo, ou mesmo ser albino. Com os diferentes cruzamentos, é possível encontrar misturas de tonalidades.

Aquário do peixe Oscar

Os cuidados com peixe Oscar são parecidos com os de muitas outras espécies de peixes. Como o animal é grande, a escolha do aquário ideal é fundamental para que ele se desenvolva e possa expressar seu comportamento natural, que inclui nadar bastante.

O tamanho mínimo do aquário para um único animal é 200 L. Caso seja menor, o peixe poderá ficar estressado e ainda mais agressivo. Além disso, pode desenvolver algumas doenças. Também é importante investir em uma decoração que permita que o peixe se esconda.

Invista em troncos e pedras e deixe-os fixos. Como o Oscar gosta de cavar o substrato em busca de alimento, pode mover a decoração do lugar se ela não estiver presa adequadamente.

O substrato do solo pode ser feito com areia, que, além de deixar o ambiente mais parecido com o natural, é de granulação fina, evitando ferimentos. As plantas podem não ser uma boa ideia porque o peixe pode arrancá-las enquanto busca alimento. Se optar por alguma, certifique-se de que ela é bem resistente.

Sistema de filtragem e temperatura do aquário

O peixe Oscar é grande e, consequentemente, produz muita sujeira no aquário. Para manter a água limpa e com qualidade, é necessário ter um bom sistema de filtragem.

Além disso, essa é uma espécie de água quente. Então, se você está se perguntando como cuidar do peixe Oscar no inverno, é melhor adquirir um termostato. A temperatura deve ser mantida entre 240C e 280C.

Alimentação do peixe Oscar

Você sabe o que o peixe Oscar come? Esse nadador é onívoro, portanto, pode consumir bastante coisa de origem animal e vegetal. No habitat natural, ele se alimenta de outras pequenas espécies de peixes, pedaços de plantas, larvas, insetos e crustáceos. Quando ele é criado em casa, a melhor opção é oferecer a ração, que garante a oferta de todos os nutrientes necessários.

A ração deve ser oferecida algumas vezes ao dia. Cuide para dar uma porção na medida, que não sobre: o ideal é que o peixe coma tudo em pouco tempo. Os restos podem sujar ainda mais o aquário, comprometendo a qualidade da água.

Além disso, o peixe Oscar adora algumas proteínas como frango, peixe, camarão e às vezes carne vermelha. Tudo deve ser oferecido moderadamente. Se você tiver dúvidas sobre esses petiscos, consulte um especialista.

Convivência com outros peixes

Muito cuidado na hora de adquirir outros animais. Caso queira ter mais de um exemplar, é preciso comprar um aquário maior. Considere 100 L adicionais para cada novo nadador. Se o espaço for pequeno, os peixes podem ficar ainda mais agressivos.

Ter um grupo de peixes Oscar pode ser um risco em potencial se os animais formarem casais. Por outro lado, se houver uma hierarquia e espaço suficiente para todos, eles podem conviver em harmonia. Sempre avalie as circunstâncias antes de colocar muitos desses nadadores juntos.

Gostou de aprender sobre como cuidar de um peixe Oscar? Então, confira outros artigos do blog da Petz para aprender mais sobre aquarismo e suas espécies favoritas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Expectativa de vida do gerbil: personalidade do roedor e muito mais!

Se você deseja ter um animal de estimação, quer que ele viva muito tempo com…

8 horas ago

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado,…

8 horas ago

Parvovirose felina: conheça tudo sobre a doença!

A saúde dos bichanos preocupa bastante os tutores, não é mesmo? Por isso, a vacinação…

1 dia ago

Repelente de insetos para cachorro: como usar?

Sabe aquele barulhinho irritante que os mosquitos fazem? Adivinha quem também sofre com esse mal?…

1 dia ago

Pets não convencionais

Cada vez mais pessoas optam por pets não convencionais, que oferecem experiências únicas de convivência…

2 dias ago

Papagaio pode comer milho

Talvez já tenha ouvido falar em um dito popular que diz: “papagaio come milho, periquito…

2 dias ago