Quando alguém fala em peixes de aquário, muita gente pode pensar naquele pequeno, chamativo e belíssimo animal: o Kinguio! Este texto do blog da Petz é todinho dedicado a ele! Quer aprender como cuidar de peixe-dourado e ter esse amigo por muitos anos?
Para ter sucesso, você precisa ficar atento a algumas particularidades desse pequeno nadador, tão famoso e querido pelos aquaristas de todo o mundo. Saber como cuidar de peixe-dourado vai ficar ainda mais fácil com estas dicas. Confira a seguir!
O peixe-dourado é um genuíno chinês. Aparentemente, ele surgiu de uma mutação de uma carpa. Na época em que começou a ser visto, ele ainda não era laranjinha como atualmente.
Apesar do Kinguio ser o mais conhecido dos peixinhos-dourados, na verdade, ele é somente um deles. Existem algumas variedades dessa espécie, uma mais bonita e interessante que a outra. Veja as sete mais comuns:
Ele vive nos dois ambientes! É muito mais comum criar peixe-dourado de água doce em aquário, afinal, cuidar de um ambiente de água doce tem suas vantagens e facilidades quanto aos parâmetros do meio e ao custo.
Também existe o peixe-dourado do mar. Claro que não há somente um laranjinha de água salgada, mas o preferido dos tutores é o Coryphaena hippurus, que também pode ser encontrado nas cores verde e azul.
Muitas pessoas acham que os peixes não vivem muito tempo. Porém, no caso do Kinguio, você pode ficar tranquilo e despreocupado. Saiba que ter um desses peixinhos-dourados é um compromisso que dura muitos anos!
Você sabe quanto tempo vive um peixe-dourado? Sua expectativa de vida é de até 15 anos. Contudo, existem registros de exemplares que viveram até os 34 anos! Incrível, não é?
Agora que você já conhece um pouco sobre esse pet, que tal aprender como cuidar de peixe-dourado? Como dito, ele pode viver por muitos anos, mas a expectativa de vida depende dos cuidados e da dedicação dos tutores.
O Kinguio, em geral, é reconhecido como um animal de estimação resistente — mas isso não quer dizer que seu ambiente e sua saúde não precisam ser monitorados. Veja, abaixo, os principais cuidados com o pet.
Para saber como cuidar de peixe-dourado, o tamanho do aquário para esse pequeno raio de sol depende de quantos peixinhos você quer manter no mesmo ambiente. Quanto mais, maior deve ser o tanque. Isso evita o estresse da superlotação.
Então, pense aí se você tem um lugar na casa que comporte um aquário de pelo menos 40 L, que mede mais ou menos 50 cm de largura, 30 cm de profundidade e 40 cm de altura. Essa é a exigência mínima para ter uma unidade desse indivíduo da espécie.
A decoração do aquário influencia diretamente o bem-estar do peixe-dourado. Afinal, uma casa com o ambiente bem-decorado deixa qualquer um bem-humorado, certo? Com o amiguinho, não é diferente!
Invista em uma decoração bem parecida com o habitat natural dele. O peixe-dourado costuma pastar nas folhagens do aquário, por isso, escolha as mais resistentes, como as Anubias sp.
Um cuidado importante com o querido peixinho de olhos esbugalhados tem relação com os objetos que você vai colocar como decoração do ambiente. Como ele não tem boa visão, pode bater neles, machucando os olhos. Portanto, evite os itens pontiagudos.
Todo aquarista sabe que precisa monitorar os parâmetros da água do aquário, certo? Se você é iniciante no assunto, não precisa ficar preocupado. Atualmente, é possível contar com kits de monitoramento muito fáceis de usar.
Os douradinhos gostam de pH entre 6,5 e 7,4, podendo chegar a 8,0 para algumas espécies. A temperatura deve ficar entre 18°C e 24°C. Já o GH, ou dureza da água, precisa ficar entre 10 e 15 dH.
Além disso, o amiguinho dourado costuma ser sujão. Portanto, seu ambiente precisa de uma filtragem potente. Então, tenha um filtro que limpe o volume total do aquário em torno de dez vezes por hora.
Para saber como criar peixe-dourado, é importante entender a dieta dele. Ele é um animal onívoro, ou seja, come tanto vegetais quanto outros animais. Apesar de ele não ser um predador, costuma comer o que cabe em sua boca.
Sendo assim, se você quiser um aquário com muitos nadadores, escolha peixes que não são tão pequenos para ficar com o seu Kinguio. Além disso, opte por espécies dóceis e sociáveis. O Molinésia, o Cascudo, o Espada, o Platy e o Coridora são boas opções!
Quanto à quantidade de comida, escolha uma ração adequada para os peixes-dourados e forneça uma porção que pode ser consumida em mais ou menos 5 minutos. No começo, pode sobrar ou faltar, mas, com o tempo, você ajusta.
Gostou de aprender como cuidar de peixe-dourado? Vai gostar mais ainda de saber que, nas lojas da Petz, você encontra amiguinhos dourados, vermelhos, amarelos, azuis e muitos outros para ter como pet. Visite uma unidade e confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…