Neste artigo, o blog da Petz dá diversas dicas de como cuidar de peixe Colisa! Esse é um dos nadadores mais coloridos e, por isso, é muito desejado pelos aquaristas. Se você é fã do universo aquático, continue a leitura!
Mesmo quem ainda está começando a decifrar os mistérios do aquarismo sabe que é necessário conhecer bem as espécies a serem colocadas em um mesmo aquário para criar um ambiente equilibrado e saudável. Por isso, venha aprender como cuidar de peixe Colisa!
Para entender muito bem como cuidar de peixe Colisa, é necessário saber algumas informações: de onde ele vem? Qual temperatura ele mais aprecia? Como deve ser a qualidade da água? O que ele gosta de comer?
Este artigo detalha todos os aspectos da vida desse pequenino. Como ele tem fama de ser pacífico, pode ser colocado no mesmo ambiente que nadadores menores, sem brigar. Quer ficar expert em como cuidar de peixe Colisa? Confira tudo a seguir!
O nome científico do Colisa é Trichogaster sp. e seu representante mais criado é o Trichogaster lalius. Ele é um peixe de água doce e salobra, tendo como habitat selvagem os rios calmos do sudoeste da Ásia. Por lá, ele nada tranquilamente, mas se esconde entre a vegetação aquática quando se sente ameaçado.
Para reproduzir esse ambiente no aquário, o ideal é colocar plantas com folhagens densas para que o peixinho possa ficar entocado quando necessário. Como o animal prefere pouca movimentação da água, evite filtros externos que turbilhonam o líquido.
A família Trichogaster pode ser encontrada principalmente no Nepal, em Bangladesh e na Índia. Em geral, essas regiões são muito quentes. Por isso, o peixe Colisa adora uma água quentinha. Então, ajuste a temperatura do aquário entre 24ºC e 28ºC. Isso garante o bem-estar e o bom desenvolvimento do pet.
O ambiente aquático do sudoeste asiático, além de ser quentinho e confortável para o Colisa, tem um pH ácido tendendo a neutro. Portanto, mantenha esse parâmetro entre 6,5 e 7,2 no aquário. Lembre-se de manter esse controle semanalmente. Além disso, sempre meça o pH após realizar as trocas parciais de água.
É verdade! Pode parecer estranho ler que um peixe respira o ar atmosférico, mas saiba que não é só o Colisa que realiza essa proeza! Muitos habitantes do mundo aquático sobem para a superfície para respirar fora da água, como os Bettas e os Cascudos.
Como isso é possível? Essa tática de sobrevivência em águas pouco oxigenadas é uma evolução desses peixinhos. Eles têm um órgão chamado labirinto, que nada tem a ver com o labirinto do ouvido dos mamíferos.
O labirinto em questão é uma adaptação que ocorreu há mais ou menos 35 milhões de anos. Ele fica localizado nas laterais da cabeça do peixinho, que nada até a superfície e engole o ar várias vezes.
Em toda extensão do labirinto, existem pequenos vasos sanguíneos por onde o oxigênio do ar passa e entra para a corrente sanguínea do Colisa. Após percorrer todo o corpo, o conteúdo cheio de gás carbônico é eliminado pelas guelras em forma de pequenas bolhas. Interessante, não é mesmo?
A reprodução do peixe Colisa é igual à do Betta. Essas espécies são ovíparas, ou seja, elas põem ovos que contêm os bebês. Você sabe como eles surgem? Veja abaixo!
O processo de acasalamento desse nadador é curioso: o macho faz um ninho de bolhas de ar na superfície da água, que é muito atrativo para o peixe Colisa fêmea. Quando ela se aproxima, ele a corteja e dá abraços nela (que romântico, não é?).
Brincadeiras à parte, os abraços são pequenos apertões que o macho dá na fêmea, fazendo com que ela libere os ovos na água. Imediatamente, o futuro papai fertiliza os ovinhos, pega-os com a boca, leva para o ninho e cuida até que os filhotes nasçam.
Se esse processo ocorrer no seu aquário, fique atento ao momento em que os bebês começarem a nadar pelo espaço. Quando isso acontecer, você precisa retirar o macho porque ele pode comer os filhotes.
Vale lembrar também que o labirinto dos bebês Colisa só se forma totalmente quando eles completam 6 semanas de vida. Então, até lá, mantenha a água com a oxigenação adequada!
A correta alimentação do peixe Colisa influencia diretamente na sua cor e na sua saúde. Esse pequeno nadador é onívoro, assim como os seres humanos. Isso quer dizer que sua dieta deve ser a mais variada possível.
Sendo assim, como alimentar um peixe Colisa? Forneça rações próprias para a espécie. Além disso, para satisfazer o instinto de caça do animal, forneça alimentos vivos, como artêmias e larvas de mosquitos. Não se esqueça dos vegetais! Você pode dar algas cortadas bem fininhas.
Ufa! Por essa, você não esperava! Quem diria que saber como cuidar de peixe Colisa envolvia tantas curiosidades? Agora que você entendeu a importância desses cuidados, passe na loja da Petz para encontrar tudo para aquarismo. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…