A tosa japonesa pode parecer um termo um pouco estranho para muitas pessoas. No entanto, esta curiosa técnica vem ganhando força, e hoje é um dos estilos mais procurados pelos tutores.
Deixando pelos curtos nos locais certos e permitindo que o cachorro explore penteados e estilos diferentes, o corte é ideal para a estação mais quente do ano.Conheça como surgiu, suas principais características, seus benefícios e quais as raças mais indicadas para aproveitar este tipo de tosa ao máximo!
Parece óbvio, mas muitos se perguntam sobre o que é a tosa japonesa. Apesar do nome, acredita-se que ela foi criada na Califórnia e ganhou popularidade graças às redes sociais de pets famosos. Com mais de 500 mil seguidores e conhecido como “o cão mais fofo do mundo”, o lulu da pomerânia, Boo, foi um dos principais precursores do corte.
Hoje, o estilo é um sucesso absoluto, sendo um dos mais procurados entre os cãezinhos das celebridades. Mas o bom é que você e seu amigo não precisam ir muito longe para entrar na moda: a técnica é facilmente encontrada em pet shops modernas e antenadas, como os centros de estética da Petz. Procure a unidade mais próxima a você!
Bastante versátil, o resultado da tosa japonesa pode variar de acordo com o perfil do tutor e do cachorro. No entanto, o corte segue uma característica básica: os pelos das patas e do focinho são mais curtos. Já nas demais partes do corpo, o estilo é livre! Ele pode variar de acordo com o clima, as atividades e a personalidade do pet.
Confira a seguir, alguns estilos e tipos de tosa japonesa que fazem sucesso no Brasil e no mundo:
– Cupcake – o corpo todo com pelos mais baixos e um estiloso topete no alto.
– Barbra Streisand – neste, são as orelhas que ficam mais peludas, permitindo diferentes penteados.
– Amendoim – orelhas peludas e um topete pontudo.
– Bedlington – os pelos da orelha são cortados em formato triangular, criando duas “maria-chiquinhas”.
Mas o melhor da tosa japonesa é que ela permite explorar a criatividade. Alguns dos cortes mais populares permitem experimentar diferentes penteados, em vários tipos de pelo, criando estilos bem diferentes, que podem se adaptar a diversas ocasiões. Não importa o modelo escolhido, esta técnica sempre deixa o cãozinho ainda mais fofo e com um look incrível.
Além de encantadora, esse tipo de tosa também é muito indicada por veterinários. Isso porque o corte não só dá ao cachorro um ar de ursinho de pelúcia, mas também previne doenças, principalmente quando falamos da tosa japonesa para o verão.
Os pelos curtos das patas deixam seu amigo mais livre para correr e brincar. Já com a tosa japonesa no rosto e no focinho, o uso dos pelos baixos previne fungos e doenças respiratórias. Viu só como não faltam motivos para apostar neste estilo em sua próxima visita ao banho e tosa?
Quando o assunto é estilo, não existem regras: cabe ao tutor e ao pet encontrarem o corte mais confortável e elegante, que combine perfeitamente com a personalidade do cão. Entretanto, algumas raças se dão melhor com a tosa japonesa. São elas:
Caso seu cachorro não seja de nenhuma delas ou não tenha raça definida, não tem problema! O corte fica ótimo em qualquer cachorro de pelos longos e porte pequeno, e certamente ficará perfeito em seu pet.
A tosa japonesa também é ideal para machos ou fêmeas e, claro, para todas as idades. Como permite brincar com penteados e estilos diferentes, o corte é perfeito para aqueles pets cheios de presença e combinam bastante se você deseja colocar um lacinho em cachorro.
Seja para um passeio casual, para arrasar nas redes sociais, ou mesmo para buscar mais saúde para o seu filhinho de quatro patas, a tosa japonesa é sempre muito indicada, e promete fazer sucesso entre pets e tutores ainda por muito tempo.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…