A tosa de cachorro é um cuidado muito importante para cães de pelo longo. Além de dar deixar o pet bonitinho, dependendo da raça, também ajuda a aliviar o calor nos dias de temperatura elevada.
No entanto, tutores de cães de pelo curto também devem se atentar a esse cuidado!
Também conhecida como tosa higiênica, o cuidado com os pelos contribui para a limpeza e diminui o risco de doenças. A seguir, respondemos a algumas das principais dúvidas sobre o banho e a tosa de cachorro:
Assim como ocorre com os nossos cabelos, os pelos dos cachorros também crescem e envelhecem. Para cães de pelo longo, fazer tosas regulares, mesmo com o corte apenas das pontas, ajuda a manter a pelagem bonita e viçosa.
Também para cães peludos, pode-se recorrer a tosa bebê — é muito útil para diminuir a pelagem e oferecer melhor locomoção do pet. Porém, nem todas as raças devem ser tosadas.
Assim como os cães de pelagem curta, que precisam da proteção do pelo para proteger a pele das exposições de raios solares e poluentes, os que contam com mais pelos tem a mesma necessidade.
Já a tosa higiênica deve ser avaliada de acordo com a necessidade. Em alguns casos, de cães de pelagem curta e dupla capa, apara-se apenas os pelos do coxim (digitais). Já nos pelos longos deve ser feita a higiênica completa.
Existem diversos tipos de tosa. As nomenclaturas variam de acordo com as tendências e os estabelecimentos que fazem a tosa. Mas, de maneira geral, as tosas podem ser classificadas de acordo com o instrumento utilizado para realizá-las.
Nesse sentido, há duas formas de tosar cachorro: na máquina e na tesoura.
O primeiro tipo é mais barato e muito usado nas tosas bebê e higiênica. Já o segundo, também conhecido como trimming, é recomendado para as tosas de raça. Outra indicação de uso da tesoura para tosar cachorro é quando o pet fica assustado com o barulho da maquininha.
No caso da tosa higiênica, sim, ela é recomendada para todos os cachorros. No entanto, é imprescindível para cães de pelo longo, como maltês, shih-tzu, lhasa apso, golden retriever, etc. Já a tosa tradicional dos pelos como um todo não é indicada para todos os cachorros.
Algumas raças possuem pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet estável. Para elas, é recomendado fazer a tosa nas pontas e com a tesoura para cortar pelo de cachorro apropriada (trimming). Entre as raças que não podem ser tosadas na máquina estão samoieda, husky siberiano e chow-chow.
De maneira geral, recomenda-se fazer a tosa em cachorro higiênica ao menos uma vez por mês. Já a frequência das tosas do restante dos pelos varia de acordo com as características de cada pet e com seu estilo de vida.
Quanto maior é o pelo do cachorro, menor deve ser o intervalo entre uma tosa e outra. Vale lembrar que cães de pelo longo devem ser escovados ao menos duas vezes por semana para evitar a formação de nós.
Embora pareça um procedimento relativamente simples, o banho e o corte de pelo de cachorro podem ser muito estressantes, além de oferecerem também alguns riscos.
Portanto, na hora de escolher um local, verifique se durante o banho os cães são colocados sobre superfície antiderrapante — isso evita sobrecarga das articulações.
Certifique-se de que os profissionais protegem a orelha do cachorro com algodão especial que repele a água. Além disso, veja se as toalhas usadas na secagem vêm embaladas e lavadas antes de cada uso, isso evita a contaminação por doenças transmissíveis.
Por fim, você sabia que todos esses cuidados são tomados nos centros de estética da Petz? Verifique a disponibilidade do serviço na unidade mais próxima. Depois, é só agendar um horário para o banho e tosa do seu amigo de quatro patas!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…