Não há nada melhor para a saúde dos bichinhos do que uma boa tosa. Ela deixa os pets com uma aparência mais charmosa e ajuda em climas mais quentes, pois elimina o excesso de pelagem. O que nem todos os tutores têm conhecimento é que existem vários tipos de tosa.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com algumas informações sobre quais são os tipos de tosa para diferentes raças e situações. O tutor pode combinar um estilo estético baseado no gosto pessoal com um corte que traga muitos benefícios para a saúde do bichinho.
O principal benefício trazido pela regularidade do banho e tosa é o bem-estar do bichinho, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Um pelo tosado evita o mau cheiro causado pelo acúmulo de sujeira, principalmente em áreas como patas e orelhas.
Além disso, ajuda muito a combater doenças de pele que podem causar coceiras constantes e, eventualmente, machucados no pet. Esse cuidado deve ser cotidiano, para demonstrar ao animalzinho que você se importa com a felicidade, o conforto e a segurança dele.
Para que o corte seja feito de forma correta e sem machucar, os profissionais utilizam materiais específicos. Um dos mais comuns é a máquina de tosa, que é feita para uso em pets, aparando e igualando o pelo. É mais indicada para pelagem média e baixa, ou cortes mais radicais, que exigem a remoção de nós difíceis.
Outro tipo são as tosas na tesoura. Com esse material, você pode evitar que o bichinho tenha contato com o barulho da máquina, que pode assustar. Esse corte não muda a estrutura dos fios, dando um acabamento delicado e possibilitando ao profissional que domina a técnica criar estilos diferentes. É indicado para pelos longos e médios.
Agora que você já entende como um bom cuidado com a higiene pode ajudar o bichinho e quais são os materiais necessários para isso, está na hora de conhecer tudo sobre os tipos de tosa.
Essa tosa tem esse nome pois remete à aparência dos filhotes, dando um ar fofo ao pet. Ela é mais indicada para cães de porte pequeno com pelagens mais longas, como o Poodle e o Lhasa Apso.
Normalmente, a tosa bebê na máquina possibilita uma pelagem bem rala, com dois ou três dedos de comprimento. Isso refresca o pet e não deixa que os pelos se enrosquem, facilitando a escovação e evitando o acúmulo de sujeiras.
Esse é um dos tipos de tosa mais democrático, pois é indicado para todos os pets. A característica principal é limpar os pontos onde crescem mais pelos e acumulam mais sujeira, como partes íntimas e patas. Normalmente, além do banho e da tosa, é feito o corte das unhas.
O segredo dessa tosa é a regularidade, pois é a frequência que impede doenças e ajuda a garantir que a rotina de higiene do pet esteja sempre em dia. É legal que o cuidado seja realizado pelo menos uma vez por mês.
Se o objetivo do tutor é manter o estilo original do pet, essa é a escolha ideal. Ela consegue capturar as principais características que tornam aquela raça conhecida. Por ser um estilo bem único, tem a capacidade proteger as áreas mais sensíveis de cada raça.
Para fazer esse tipo de tosa, é necessário procurar uma profissional que tenha total entendimento das especificações de cada raça e que esteja capacitado a realizar esse corte.
Essa tosa é muito sofisticada e elegante, e é extremamente popular em algumas raças, como o Poodle. É uma técnica onde alguns pontos do corpo ainda mantêm a pelagem de forma mais estilizada.
Essa tosa remove os pelos do corpo e do focinho, e o detalhe de charme são os que são deixados na parte do torso e da cauda, além dos “pompons” na pata. É ótima para refrescar o pet e deixá-lo super estiloso.
Algumas raças possuem o que é chamado de “pelagem dupla”. Isso consiste na presença de duas camadas de pelo, uma mais aparente, com visual mais fofinho, e outra próxima à pele.
Essa pelagem demora muito para crescer, então é necessário que a tosa seja feita de forma mais sutil, pois a ausência dos pelos faz com que o cãozinho fique bem mais exposto a temperaturas frias e quentes.
Uma técnica indicada é apenas aparar os pelos com a tesoura e realizar a higiênica no coxim e região do anus, e sempre preservar a região da barriga, e jamais aparar os pelos do saco escrotal, se tratando dos machos.
A tosa é um processo delicado e que deve ser feito apenas por quem conhece bem o jeito certo para não machucar e nem assustar o bichinho. É importante que o tutor sempre leve o pet a profissionais experientes.
Uma pessoa especializada vai conseguir explicar quais os tipos de tosa e a mais indicada para o pet, com conhecimento profundo sobre as raças e suas áreas sensíveis na hora do corte.
Sabendo tudo sobre a tosa, você mal pode esperar para dar um novo estilo para o pelo do bichinho, certo? Na Petz, o tutor encontra os melhores produtos para cuidado dos companheiros, além de uma equipe de tosa profissional para ajudar a encontrar o corte perfeito. Aproveite e confira tudo no nosso pet shop online ou em uma loja física próxima a você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…