Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa, desde os mais engraçados até os mais fofos. No entanto, alguns cortes são prejudiciais à sua pelagem. Confira quais tipos de tosa para Spitz Alemão são permitidos!
O Spitz Alemão, também chamado de Lulu da Pomerânia, virou febre no Brasil na década passada e continua sendo uma das raças mais criadas no país. Contudo, o desconhecimento sobre sua pelagem tem ocasionado sérios problemas de saúde ao pet.
É responsabilidade de todo tutor da raça conhecer os tipos de tosa para Spitz Alemão permitidos. Assim, o cachorro não sofre algumas graves consequências da tosa feita da maneira errada.
A mais grave de todas as possibilidades é a alopecia X. Trata-se de uma condição genética que pode se acelerar quando o pelo primário do cachorro é cortado, levando à sua deficiência de crescimento e consequente falha na pelagem.
Quando isso acontece, o pelo do cachorro afetado não cresce mais onde foi cortado, os pelos ao redor ficam finos e quebradiços, e a pele acaba escurecendo. O Spitz vai ficando “careca” e com uma aparência arrepiada. Para evitar que isso ocorra, os tipos de tosa para Spitz Alemão devem ser respeitados.
Por isso, não pare a leitura agora! Abaixo serão listados todos os tipos de tosa para Spitz Alemão para que ele não apresente esse problema ou outros decorrentes da tosa inadequada.
A marca registrada do Lulu da Pomerânia é a sua pelagem abundante e macia. Para mantê-la sempre bonita e sem falhas, tanto o tutor quanto o profissional de banho e tosa precisam realizar os cuidados necessários com a tosa de Lulu da Pomerânia.
A pelagem dessa raça, bem como a do Husky Siberiano, do Chow Chow e do Samoieda, é chamada de pelagem primitiva. Ela possui duas camadas de pelos: a primária, mais fina e densa, e a secundária, que fica acima, e é menos abundante, mais grossa e longa.
A camada primária é a que deve receber os cuidados mais intensos, pois é ela quem dá a sustentação para a camada secundária, além de proteger o animal das baixas temperaturas. Ela também repele a água, deixando o animal seco e tornando-se uma segurança a mais contra os fungos.
Com tamanha importância, essa camada de pelos precisa ser preservada a todo custo. Isso significa que mesmo que você queira muito uma tosa de Spitz Alemão diferente e única, ela pode não ser a melhor opção para o pet.
Não teria como não começar com a tosa Boo. Ela ficou famosa após um Spitz Alemão de nome Boo aparecer nas redes sociais com um corte todo redondinho e o pelo mais baixo, ficando com cara de ursinho. Esse é um corte bonito e prático, pois diminui a escovação em casa.
No entanto, essa é uma das tosas mais perigosas para a camada primária da pelagem dessa raça canina. Caso o tosador não tenha experiência, danificará essa parte do pelo, e a chance de o cachorro desenvolver a alopecia é grande.
Uma alternativa à tosa Boo, também chamada de tosa bebê Spitz, é o trimming. Ele também deixa a pelagem do Spitz Alemão redondinha, mas não tão baixa quanto a tosa Boo. A opção traz praticidade para o tutor, que precisa escovar menos o pet em casa.
A tosa higiênica Spitz recebe esse nome porque é feita nas regiões do ânus e à frente do pênis do macho, e também debaixo das patas. É uma das tosas realizadas normalmente com a máquina de tosa, no entanto, no Spitz Alemão, ela e qualquer outro tipo de tosa devem ser feitas na tesoura, sempre!
Isso porque a tosa com a máquina prejudica o pelo primário, e agora você já sabe as consequências disso. Dessa forma, quando for realizar a tosa higiênica do seu cachorro, lembre sempre o profissional que a máquina de tosa é proibida na raça!
A tosa na tesoura é aquela realizada com uma tesoura especial que não danifica a pelagem do Lulu da Pomerânia. Ela pode ser realizada sem problemas, mas com uma ressalva: não pode afetar o pelo primário.
Por isso, mesmo que você queira, o corte na tesoura nunca será rente a pele, bem baixo. Essa não é uma opção de corte para a raça. Sendo assim, habitue-se a ter um cachorro peludo em casa ou opte por uma raça que não possua pelagem primitiva.
O tutor de um Spitz Alemão precisa ter muita paciência, pois em um filhote de Spitz Alemão não se encosta no pelo, só para escovar! A primeira tosa só pode ser feita quando o pelo estiver pronto.
Isso só ocorre depois da troca da pelagem de filhote para a de adulto, algo que acontece por volta de um ano. Porém, só o profissional pode determinar a hora certa. Até lá, você precisa se contentar com a tosa higiênica — e olhe lá!
Entendeu a necessidade de conhecer os tipos de tosa para Spitz Alemão? Para não ter problemas futuros, agende um banho e tosa nas lojas da Petz, onde você encontra os melhores profissionais especializados em pelagem primitiva!
Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…
Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…
Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…
Construir ou reformar uma área de lazer quase sempre dá trabalho, mas o resultado é…
Ao adotar um novo pet, uma das primeiras dúvidas é como batizar o animal. Nesse…
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…