O Chow Chow é uma raça que chama a atenção por suas características físicas. Esse animal tão belo tem a língua roxa e uma pelagem que o faz parecer um leão. É possível fazer alguns tipos de tosa em Chow Chow para manter os cuidados com seus pelos macios.
A pelagem do Chow Chow é longa. Por isso, vários tutores têm dúvidas quanto ao crescimento do pelo. Afinal, pode fazer tosa em Chow Chow? Sim, é permitido! Confira o texto abaixo para aprender tudo sobre esse assunto.
Sim, a tosa é permitida para a raça. Alguns tipos de tosa em Chow Chow dão ao cachorro uma aparência semelhante à de um ursinho de pelúcia, por exemplo. É uma fofura! Além disso, o processo dá mais conforto para o pet, desde que feito com os devidos cuidados.
A raça Chow Chow tem predisposição genética a uma doença chamada alopecia pós-tosa. Nesse quadro, os pelos demoram muito para crescer novamente. Sendo assim, caso a tosa seja feita na máquina, deixando a pelagem bem baixinha, ela pode levar muito tempo para ficar longa de novo.
Portanto, os diferentes tipos de tosa em Chow Chow devem ser feitos apenas com a tesoura, e não com a máquina aparadora. Isso garante que o comprimento do pelo fique compatível e adequado para a raça.
A tosa do Chow Chow é muito importante para manter o conforto térmico do pet. Um Chow Chow tosado nunca deve ter seus pelos totalmente aparados, pois a ausência deles pode causar alterações na pele. Vale lembrar que a pelagem serve de proteção contra diversos tipos de agressões a essa camada.
A tosa deve somente tirar um pouco do comprimento do pelo, principalmente no verão, para aliviar o calor. A pelagem do Chow Chow protege de mudanças bruscas na temperatura, tanto para o calor quanto para o frio.
A pelagem ajuda a fazer a regulação térmica. Portanto, se retirada completamente, pode causar superaquecimento ou hipotermia. Agora que você já entendeu a importância da pelagem mínima para a saúde do pet, está pronto para conhecer os tipos de tosa em Chow Chow!
Chegou o momento de fazer o banho e tosa no Chow Chow? A seguir, você conhece alguns dos “cortes de cabelo” da raça mais conhecidos. Cada uma deixa o animal estiloso de forma diferente!
A puppy cut, também conhecida como tosa bebê ou filhote, é ideal para o tutor que quer deixar o animal com carinha de neném. A estética é de um cachorro (não importa se adulto ou filhote) com uma aparência fofa demais!
Nesse tipo de tosa, o tamanho do pelo é aparado igualmente por todo o corpo, com cerca de 2,5 cm de comprimento. Esse corte é o mais prático de todos, especialmente recomendado para tutores que não têm muito tempo de banhar e escovar o animal.
O Chow Chow tosado como leão fica com a pelagem da cabeça mais longa que o restante do corpo. O cachorro fica parecendo o rei da selva. Nesse tipo de tosa, também é possível deixar a pelagem mais comprida no dorso, na cauda e nas patinhas. A ideia é que o pet fique com uma “juba” charmosa e exuberante. Isso faz sucesso principalmente entre as crianças.
Se o tutor tem um cachorro e quer que ele pareça um animal selvagem mais fofo do que um leão, a escolha para a tosa do Chow Chow é a do tipo ursinho. Nela, o corte da pelagem da cabeça é arredondado.
A tosa higiênica em Chow Chow é muito importante, assim como em outras raças. Ela pode ser feita junto a outros tipos porque foca em apenas algumas partes do corpo, facilitando a higienização dos pets.
Geralmente, são aparados os pelos da região perianal, barriga, abdômen, patas e almofadinhas. Em alguns casos, também é tosada a pelagem dos ouvidos e ao redor dos olhos. Mais uma vez, é importante lembrar que é permitido usar apenas a tesoura e que os fios devem ser cortados — jamais arrancados.
Essa é uma tosa muito recomendada para o Chow Chow e qualquer outra raça. Regiões como área perianal, patas e ouvidos são propensas a acumular sujeira e, consequentemente, proliferar bactérias, fungos e mau cheiro.
Esses são os principais tipos de tosa em Chow Chow. Qualquer uma delas trará mais conforto e bem-estar ao peludo! Para saber ainda mais sobre como cuidar da pelagem do pet, confira outros artigos do blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…