Você sabia que a tosa não serve apenas para deixar os cães mais bonitos? Esse procedimento é muito importante para a saúde e higiene desses animais. Por isso, conhecer os tipos de tosa pode ser muito útil para os cuidados com o pet.
Fique conosco e conheça os seis tipos de tosa mais populares nos pet shops, que deixam os tutores ainda mais apaixonados por seus bichinhos. Cada uma possui objetivos específicos e todas devem ser feitas com regularidade. Que tal conferir o tipo que mais se encaixa ao perfil do seu cãozinho?
Como dito no início do texto, a tosa vai além dos cuidados estéticos, sendo um procedimento importante para a manutenção da boa saúde e higiene. Mas de que forma a tosa pode ser benéfica para o bem-estar dos bichinhos?
Além de deixar a aparência do cãozinho mais agradável, tosar o cachorro pode evitar pelo menos dois problemas de saúde: a proliferação de bactérias e fungos na pelagem e presença de parasitas, como pulgas e carrapatos.
Outra vantagem é que o corte de pelos na parte de baixo das patinhas, as chamadas “almofadinhas”, pode evitar escorregões, prevenindo contra acidentes. Por fim, alguns tipos de tosa podem trazer mais conforto aos animais mais peludos em dias de alta temperatura, deixando os pelos mais curtos.
Embora o tema aqui seja o corte ideal dos pelos dos cãezinhos, não podemos deixar de falar sobre a importância do banho e tosa para a higiene e como ele deve ser realizado de maneira segura.
Nessa fase, é necessário ter muito cuidado, desde a utilização dos produtos químicos utilizados até o uso do secador. Tanto os produtos quanto o secador podem agredir gravemente os olhos do animal se não forem manuseados corretamente.
Na verdade, a tosa pode ser indicada para todas as raças, exceto para cães de pelos curtos, que precisam da pelagem para a proteção da pele e evitar reações alérgicas. Em alguns cães de pelo curto deve-se aparar apenas a região do coxim para o pet não escorregar.
Também é importante utilizar produtos específicos para os pets como shampoo, condicionador, hidratante específico e os materiais indicados para cada raça.
Porém, as raças de pelos longos exigem que esse procedimento seja realizado constantemente. Aliado a isso, os tutores devem ter cuidado redobrado, fazendo a escovação diária, para não deixar que surjam nós na pelagem. Confira algumas raças que precisam ser tosadas sempre:
A quantidade, o tipo e o tamanho da pelagem do seu cãozinho são os critérios para a escolha da tosa perfeita. Sem falar que a temperatura ambiente, o tipo de raça e até mesmo o seu pedido como tutor por um corte específico também podem definir a tosa ideal.
Confira a seguir seis tipos diferentes de tosa e aproveite para escolher qual será a escolhida na próxima vez que o seu amigo peludo for ao pet shop. Você verá como esse setor oferece uma variedade de cortes, cada um com objetivos diferentes.
A tosa higiênica não tem restrições em relação à raça. Ela é feita para reduzir o comprimento dos pelos em lugares específicos do corpo do animal, como patas, barriga e genitália. Afinal, esses lugares estão mais propensos a acumular sujeira.
A tesoura traz um melhor acabamento, ainda que deixe o procedimento mais demorado. Ela é indicada para cães que ficam muito agitados com o barulho da máquina, que possuem alergia à lâmina ou, ainda, aos cães de pelo médio e longo.
A tosa na máquina deve ser feita apenas por profissionais. Afinal, só eles vão saber a lâmina certa para o tipo de pelo do pet. Sem falar que a máquina utilizada por nós não é igual à destinada aos animais.
Apesar do nome, não quer dizer que essa tosa seja para cães filhotes. O objetivo da tosa bebê é deixar o cão com aparência infantil, com pelos curtos e arredondados, além de facilitar a escovação.
A tosa de raça mantém as características próprias da raça. No Schnauzer, por exemplo, o aspecto de saia na parte traseira é mantido pelo corte dos pelos. No Poodle, os pompons nas patas lembram o aspecto fofinho dos seus pelos.
Esse tipo de tosa é indicado de acordo com a avaliação do esteticista, e geralmente acontece quando o pet está com muito nós. Para garantir seu bem-estar e diminuir as chances de ocasionar fungos na pele, essa tosa é a melhor opção. Porem visto que exista uma complexidade e riscos, o tutor deve ter conhecimento e autorizar os serviços.
Esperamos que esse artigo sobre os tipos de tosa tenha sido útil para orientar você quanto aos cuidados com o seu pet. Por fim, faça a manutenção dos pelos do seu bichinho em casa, com o uso de produtos de alta qualidade que podem ser encontrados na loja da Petz mais próxima.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…