Os pelos de cachorro demandam alguns cuidados simples para se manterem sempre bonitos e saudáveis. No entanto, eles também servem como indicativos de que algo pode não estar indo tão bem com o seu amiguinho de quatro patas.
Então, para que você se mantenha sempre atento à saúde dos fios do seu cãozinho e, também, de sua saúde, o Blog Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, com cinco dicas de como manter o pelo do seu cachorro sempre lindo. Continue a leitura!
A boa alimentação do cachorro e o pelo bonito do bichinho estão diretamente ligados. Quando o seu amigo de quatro patas recebe os nutrientes necessários para manter uma boa saúde, isso reflete em sua pelagem. Por isso, não deixe de consultar um médico veterinário para saber qual a melhor ração para o cãozinho.
Mas, atenção: se mesmo com a ração correta o seu peludo está com os pelos opacos ou, ainda, com queda da pelagem, é importante considerar algum problema de saúde, como alergias, por exemplo. Nesse caso, é necessário conferir com o veterinário a necessidade de dar remédio para queda de pelo de cachorro para o seu amiguinho.
Inclusive, é válido observar se além da queda de pelo ele também está com a pele seca, avermelhada, com irritações ou com outros sinais de doença de pele em cachorro. Isso pode significar algumas deficiências nutricionais ou, até, alergias a alguns alimentos, o que poderá exigir uma mudança no cardápio do seu pet.
A hora do banho também é muito importante quando o assunto é manter os pelos de cachorro sempre bonitos e brilhantes. Além de manter o seu peludo sempre limpinho, esse é o momento ideal para utilizar produtos que deixem a pelagem em dia.
Para o banho ideal, é importante buscar shampoos e condicionadores adequados para o seu amiguinho de quatro patas, tanto para a cor do pelo quanto para a raça. Com os produtos adequados, você também tem como hidratar o pelo do cachorro da forma correta.
Lembre-se sempre de utilizar produtos específicos para pets. Nada de usar o seu shampoo e demais cremes no pelo do bichinho, hein! Isso pode causar alergias e demais problemas de pele no seu amiguinho.
Com uma boa alimentação e banhos regulares, o próximo passo para manter os pelos de cachorro sempre bonitos é escová-los frequentemente — especialmente quando o seu peludinho tem fios longos e finos.
Assim, além de ter como desembaraçar o pelo de cachorro sem grandes dificuldades, você ainda aproveita um momento mais próximo com o seu amiguinho, dando carinho e cuidando ao mesmo tempo.
Outro ponto importante da escovação dos pelos de cachorro é que, dessa forma, você evita o surgimento de nós na pelagem do bichinho. Além de incomodar e causar coceiras, você evita uma tosa em que boa parte dos pelos do seu amiguinho tenham que ser retirados.
Os raios de sol podem ser perigosos aos pets tanto quanto são para nós. Cachorros, especialmente os de pele rosada e pelos brancos, também podem desenvolver câncer de pele devido à exposição excessiva ao sol, por isso consulte seu veterinário sobre qual o melhor protetor solar para o seu pet.
Água do mar, areia e cloro também podem ser prejudiciais, causando ressecamento e irritações. Então sempre dê banho no seu pet após um passeio na praia ou brincadeiras na piscina.
Coceira em excesso pode ser sinal de pulgas e carrapatos. Infestações dessas pragas, além de causarem doenças sérias, levam à irritação e ao ressecamento da pele dos cachorros, sendo possível até ocorrer uma queda de pelos.
Caso o seu peludo esteja sofrendo com pulgas e carrapatos, consulte o veterinário para que ele possa indicar o melhor remédio para o tratamento do peludo. Além do antipulgas, é preciso tomar cuidado para que o seu peludo não sofra com as pulgas de novo.
Agora, que você sabe como manter os pelos de cachorro bonitos e saudáveis, que tal conferir nossas outras publicações? Aqui, no Blog Petz, você encontra muitos outros artigos com dicas de como manter o seu amiguinho ainda mais saudável e feliz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…