Recomendada desde a juventude do cão, a limpeza de tártaro em cães idosos é ainda mais importante. Manter a boquinha deles saudável significa também cuidar do corpo inteiro. Afinal, é o que dizem por aí: a saúde começa pela boca!
Mesmo os pets que escovam os dentes diariamente podem precisar fazer o procedimento porque dificilmente permitem que o tutor higienize a parte interna dos dentinhos. Confira mais a limpeza de tártaro em cães idosos a seguir!
Muitas pessoas gostam de receber os famosos lambeijos dos pets. Porém, com o passar dos anos, é muito comum que as lambidas fiquem com um cheirinho cada vez mais desagradável.
Isso acontece principalmente devido à presença de placa bacteriana nos dentes do cachorro. Ela deve ser removida de tempos em tempos por meio de um procedimento conhecido como tratamento periodontal.
A limpeza de tártaro em cães idosos ou jovens não é só uma questão estética! O acúmulo da placa bacteriana causa a gengivite, que provoca sangramentos. Eles aumentam a chance de esses microrganismos entrarem na corrente sanguínea.
Se isso acontece, as bactérias podem ir parar no coração, no fígado e nos rins, causando a disfunção desses órgãos. Portanto, manter a saúde do pet tem tudo a ver com a higienização dos dentinhos!
Um dos primeiros sinais que o tutor nota, que indica a necessidade de uma limpeza de tártaro em cachorro, vem do hálito desagradável. Quando o bafinho está forte, pode ser necessário fazer algum tratamento.
Todas as bactérias presentes no tártaro do cachorro podem entrar na porção gengival, provocando gengivite e, posteriormente, destruindo as estruturas de sustentação dos dentes. Com isso, eles podem começar a cair.
Isso prejudica bastante a forma como o pet come e a qualidade de vida dele. Por isso, a recomendação é levar o animal ao veterinário assim que os dentes começarem a ficar amarelos.
Apesar de ser considerado um procedimento muito comum na clínica veterinária, a limpeza de tártaro em cães é invasiva e demorada. Como o pet não consegue ficar parado por conta própria, é preciso aplicar anestesia geral.
Dependendo do estado de saúde do pet, é preciso ter atenção. Contudo, com a evolução da medicina, os procedimentos que requerem anestesia não são mais tão arriscados em cachorros idosos.
Hoje, são realizados exames como hemograma, função renal e hepática, glicemia, ecocardiograma, entre outros, para avaliar o pet antes da cirurgia. Após esses testes e as avaliações adequadas, o risco para um animal mais velho não é tão maior do que para um mais jovem.
Os cães idosos têm mais chance de apresentar alterações de saúde, mas isso não é regra. Seja como for, o tipo de anestesia mais indicado é a inalatória, considerada mais segura para o procedimento de remoção do tártato.
Ainda que a limpeza de tártaro em cães idosos seja muito importante para a saúde, há situações em que ela não é recomendada. Nesses casos, a anestesia pode ser muito perigosa.
A limpeza de tártaro em cães representa um risco muito grande nos casos de cardiopatias, diabetes, entre outras condições. Vale lembrar que o único profissional capacitado para recomendar ou não a remoção das placas bacterianas é o veterinário.
Não existe uma regra que determine a frequência para a limpeza dos dentes do cachorro a cada fase de sua vida. O que se sabe é que, quanto mais medidas forem adotadas para prevenir a formação do tártaro, maior pode ser o intervalo entre um procedimento e outro. Confira:
Saiba que não existe um remédio para tártaro canino! Não confie em receitas milagrosas da internet. Você pode usar produtos, como espumas e lenço bucal, específicos para a limpeza dos dentes de cachorros que não gostam da escova ou da dedeira. Sobre eles, é importante destacar que, apesar de muito úteis para refrescar o hálito, não substituem a escovação diária.
Gostou de saber mais sobre a limpeza de tártaro em cães idosos? Agora, aproveite para visitar as lojas da Petz! O catálogo tem diversos produtos de qualidade para a saúde bucal do seu amigo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…