A ideia de dar banho em um bichano é um pouco estranha, mas é possível! Além de ter cuidado para não assustá-lo e evitar cair água nos ouvidos, é preciso aprender como secar o gato depois do banho. Afinal, qualquer movimento pode acabar em “garras para fora”.
Se você decidiu se aventurar e aprender como dar banho no gato em casa, não deixe de ler o conteúdo abaixo. A seguir, vamos apresentar algumas dicas sobre como secar o gato depois do banho. Dê uma olhadinha e já comece a colocá-las em prática.
Quando o assunto é aprender como secar o gato depois do banho, saiba que existem duas formas de fazer isso: utilizar uma toalha para tirar o excesso e deixar os pelos secarem sozinhos ou usar o secador.
Mesmo que seja fácil ter uma toalha e um secador, nem sempre é fácil domar os bichanos para fazer essa tarefa. Afinal, eles se assustam facilmente e podem querer arranhar tudo que estiver pela frente para escapar.
Para ajudar nesta tarefa, a seguir, contamos um pouco sobre como secar o gato depois do banho com a toalha e o secador. Continue lendo para conferir as dicas.
Depois de dar banho em gato, você pode escolher entre usar uma toalha convencional ou descartável, como usamos na Petz. Essa última é superabsorvente, fácil de torcer e antialérgica, ideal para os bichanos que possuem a pele mais irritada.
Porém, se você não a tiver, não se preocupe! É possível secar o seu gatinho com uma toalha convencional, mas não se esqueça de separar uma peça somente para essa tarefa.
Com a toalha em mãos, pegue o seu bichano e escorra toda a água em excesso no pelo fazendo movimentos circulares, como de carinho, para ele não se assustar.
Esse é um ponto importante na hora de aprender a como secar gato: se ele tiver pelos curtos, e o lugar não tiver corrente de ar, pode deixá-lo se secar sozinho. Caso não conte com essas condições, é hora de passar para o próximo passo, o secador.
Caso o pelo do gatinho seja comprido ou semicomprido, o mais indicado é usar o secador para gato. Lembre-se de começar devagar para ele não se assustar com o barulho.
Além disso, é importante que o secador esteja morninho para não queimar a pele do bichano. Assim, como uma escova, vá penteando os pelos enquanto seca. Dessa forma, eles não irão embaraçar facilmente, e você consegue pentear na direção correta do crescimento.
Porém, se o seu gatinho não aceitar a secagem com o aparelho, aprender como secar o gato depois do banho será mais fácil. Isso porque a única saída é tentar secá-lo o máximo possível com a toalha.
Como pôde perceber, aprender como secar gatos após o banho pode ser um desafio. Contudo, existem algumas dicas que podem facilitar o processo e evitar arranhões. Veja a seguir.
O que você acha de associar a hora do banho e da secagem com alguns mimos? Em outras palavras, você pode dar alguma recompensa (sachês e biscoitos), durante e depois do banho.
Esse é um dos jeitos mais eficazes de fazer o pet se sentir mais seguro e satisfeito durante o banho, sem se estressar de nenhuma forma.
Se o seu gatinho tem um brinquedo preferido, uma ideia é trazê-lo para a hora do banho. Assim, se for dar banho em uma banheira, é só colocar o brinquedinho para o animal se distrair e não dar muita atenção ao redor.
Mesmo que os gatos não sejam tão avessos à água, não quer dizer que eles a amem. Por isso, evite jogar a água no corpo todo de uma vez. Isso pode assustá-lo e dificultar todo o processo.
Assim, a dica é jogar a água aos pouquinhos. Comece pelo rabo e vá jogando em todo o corpo, lembrando que a cabeça deve ficar por último para o pet não se assustar e arranhar tudo que encontrar pela frente.
É claro que a água não faz mal ao gatinho, porém não é muito recomendado dar banho com frequência. Isso porque os gatos já tomam banhos sozinhos com as potentes lambidas.
Além disso, passar pelo estresse de tomar banho não é muito recomendado. Assim, tente evitar e dar somente duas vezes no mês, mantendo o animal limpo e saudável.
É claro que aprender como secar o gato depois do banho é importante, mas o que acha de contar com profissionais? Acesse o site da Petz e marque um horário para o seu bichano.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…