Brincalhão, cheio de energia e muito companheiro, o Yorkshire costuma se dar bem com todo mundo, inclusive com as crianças. A raça também vive bem em apartamentos e espaços pequenos. Contudo, para cuidar bem do cão, é preciso saber como dar banho em Yorkshire.
Esse pet tem pelos longos, finos e muito bonitos. Por isso, é importante que você cuide bem da pelagem dele, para que ela fique sempre brilhante e sedosa. Sendo assim, é fundamental saber como dar banho em Yorkshire da maneira correta.
Diferentemente dos humanos, os cãezinhos não precisam tomar banhos com muita frequência. Aliás, se eles forem banhados de maneira excessiva, podem ficar mais propensos a desenvolver alergias e problemas de pele, como a dermatite.
No caso específico do Yorkshire, o ideal é que ele tome dois banhos por mês ou um a cada 15 dias. Dessa forma, será possível garantir que ele fique limpo, saudável e com os pelos bonitos.
Porém, caso o veterinário tenha orientado uma frequência de banho em Yorkshire diferente, você deve seguir as instruções do profissional. Isso porque, para fazer essa recomendação, ele avaliou a saúde e as necessidades do amigo de quatro patas.
Agora que você já sabe qual é a frequência ideal, vamos mostrar como dar banho em Yorkshire em casa. Fazer isso não é difícil. Porém, é necessário ter paciência e reservar um tempo para executar essa tarefa, já que será necessário preparar o banho, lavar e secar o pet.
Primeiro, você deverá definir um lugar para dar banho no cachorrinho. Isso pode ser feito na pia, no box do banheiro ou em uma banheira apropriada para pets. Depois, você vai precisar separar os produtos que serão usados para lavar o Yorkshire.
Nunca use produtos de humanos nos cães, pois esses itens não têm um pH adequado para a pele deles. Sendo assim, podem causar irritações, vermelhidões e reações alérgicas.
Caso prefira, saiba que também é possível levar o amigo de quatro patas para tomar banho em uma clínica ou pet shop. Confira a seguir um passo a passo de como dar banho em Yorkshire.
Assim que você escolher um lugar para o banho e separar os produtos, leve o seu cachorro para o local. Antes de começar a banhá-lo, coloque um chumaço grande de algodão nas orelhas dele, mas cuidado para não colocar muito profundamente. Isso vai impedir que a água entre no canal auditivo.
Além disso, é importante verificar a temperatura da água, que deve ser morna, pois o cachorro não tolera bem nem muito fria, nem muito quente. Comece molhando o pet. Faça isso com a ajuda de um chuveirinho, mangueira ou vasilha. Coloque um pouco de água nas mãos para molhar o rosto dele.
Depois, passe um pouco de shampoo para cachorros na pele do Yorkshire e massageie cuidadosamente. Em seguida, enxágue e coloque um pouco de condicionador e massageie novamente.
Após passar o condicionador, é necessário enxaguar bem os pelos e a pele do cachorro para garantir que não há nenhum resíduo dos produtos que foram usados durante o banho.
Isso é importante porque os resíduos de shampoo ou de condicionador podem fazer mal para o cão, deixando-o mais propenso a desenvolver alergias e problemas de pele.
Depois de enxaguar, é necessário secar bem o pet. Para isso, use uma toalha bem macia e retire o excesso de água. Em seguida, seque os pelos com o auxílio de um secador — pode ser com um secador de cabelos comum.
Enquanto você seca o Yorkshire, penteie os pelos dele. Nunca deixe os pelos e a pele secarem naturalmente, mesmo se o dia estiver muito quente. Isso porque a umidade deixa a pele do cachorro mais propensa a acumular fungos.
Se você quer saber como dar banho em Yorkshire filhote, saiba que só é recomendado banhá-lo depois que ele completar três meses de vida. Isso porque, antes dessa idade, a pele dele é muito sensível e frágil.
Para limpar o cachorro com menos de três meses, o ideal é usar lenços umedecidos. Muitas pessoas também se perguntam como dar banho a seco em filhote de Yorkshire.
Antes de fazer isso, é preciso consultar um profissional para saber se ele considera seguro limpar o cachorrinho dessa maneira. Caso o profissional autorize, é necessário comprar um shampoo a seco próprio para cachorros.
Depois, é só posicionar o frasco a uma distância segura do pet e espirrar um jato na pele dele, mas tome cuidado para não atingir o rosto do filhote. Em seguida, é só pentear os pelos com cuidado.
Além do banho, existem outros cuidados que são importantes para garantir o bem-estar do cachorro Yorkshire. Um deles é pentear os pelos todos os dias. Dessa forma, eles não ficam embaraçados e você não vai ter que se esforçar muito para desembaraçar a pelagem durante o banho.
Também é preciso tomar um cuidado especial com as unhas desses cães. Isso porque elas são pretas, por isso, há um grande risco de cortá-las de maneira muito profunda e acabar machucando o pet.
Sendo assim, vale a pena consultar um profissional para aprender como cortar as unhas do Yorkshire de maneira correta. Além de poder tirar outras dúvidas relacionadas ao banho e a higiene em geral.
Mesmo sabendo como dar banho em Yorkshire, pode ser que você não consiga fazer isso sempre que for necessário. Portanto, vale a pena contar com o app da Petz para agendar serviços de banho e tosa.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…