O Pug é muito amigável, companheiro e costuma se dar muito bem com as crianças. Contudo, para cuidar bem do seu amigo de quatro patas, você precisa saber como dar banho em Pug.
O processo de higiene é fundamental para garantir o bem-estar do pet, prevenir doenças e evitar a proliferação de fungos e carrapatos. Nesse sentido, para conseguir deixar o cãozinho limpo e protegido, aprenda como dar banho em Pug a seguir.
O cachorro Pug tem os pelos curtos, macios e finos, por isso, precisa de um cuidado especial. Isso porque a pele dele apresenta muitas dobras, o que facilita a proliferação de micro-organismos que podem ser nocivos à saúde.
Se você quer aprender como dar banho em Pug em casa, saiba que isso não é difícil. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que ele seja limpo de maneira correta e segura.
Antes de começar a dar banho no Pug, é necessário separar os produtos que você vai usar para limpá-lo. Nunca use shampoos e condicionadores para humanos no cachorrinho, pois eles não são compatíveis com o pH da pele dele, podendo causar reações alérgicas.
Sendo assim, procure produtos de higiene específicos para cachorros. Isso vai ajudar a evitar desconfortos e irritação após o banho. Caso queira saber como dar banho em Pug filhote, saiba que também é possível encontrar shampoos e condicionadores específicos para eles.
É possível dar banho em Pug em diferentes locais, como na pia, embaixo do chuveiro, em uma banheira convencional ou em uma banheira própria para pets. O importante é escolher um local onde ele se sinta seguro e confortável para executar o processo de limpeza.
Caso você decida dar o banho no box do banheiro, é importante deixá-lo longe de onde cai a água do chuveiro, para que ele não fique assustado. O ideal é que ele seja molhado com uma ducha ou com uma vasilha.
Quem quer aprender como dar banho em Pug precisa saber que a pele dele não tolera bem água fria nem gelada. Portanto, é preciso banhá-lo com água sempre em temperatura morna, mesmo em dias muito quentes ou muito frios.
Agora que você já sabe como deve ser o preparo do banho, está na hora de aprender como banhar o seu cachorrinho da melhor forma. Para começar, molhe o pet com cuidado.
Não jogue água diretamente no rosto dele, coloque um pouco de água nas mãos e passe delicadamente. Depois, aplique um pouco de shampoo nos pelos e massageie. Em seguida, enxágue e passe um pouco de condicionador.
Então, é só massagear mais um pouco e enxaguar novamente. Na hora de enxaguar, certifique-se de que não ficou nenhum resíduo de produto na pele e nos pelos para evitar o surgimento de irritações e alergias.
Após aprender como dar banho em Pug, está na hora de saber como secá-lo. Nunca deixe o pelo do cachorrinho secar naturalmente, mesmo se o dia estiver muito quente. Isso porque o pelo úmido favorece a proliferação de fungos e outros microrganismos.
Sendo assim, após banhar o pet, enxugue-o bem com uma toalha macia. Depois, com o auxílio de um secador, seque-o bem enquanto penteia os pelos. É importante verificar se as dobras da pele e os espaços entre os dedos estão bem secos, pois esses locais são mais propensos ao acúmulo de fungos.
Em relação aos Pugs, o ideal é que eles tomem um banho a cada três semanas. Contudo, caso o veterinário tenha recomendado que essa limpeza seja feita com uma frequência maior, você deve seguir as orientações do profissional.
Na maioria dos casos, os Pugs devem tomar banho a cada três semanas, pois banhos muito frequentes podem retirar a proteção natural da pele. Com isso, os pets ficam mais propensos a ter alergias ou doenças.
Agora que você já sabe como dar banho no Pug, vamos mostrar quais são os outros cuidados necessários no dia a dia para garantir que ele esteja sempre limpo e saudável.
Mesmo que a frequência de banhos ideal para o Pug seja um a cada três semanas, é preciso cuidar diariamente da higiene dele. Isso porque algumas características dessa raça a deixam mais propensa a desenvolver alguns problemas de saúde.
Os Pugs têm muitas dobras — também chamadas de rugas — na pele. Esses locais, como a boca, são mais propensos a acumular restos de alimento e sujeiras. Além disso, as dobrinhas são propícias à proliferação de fungos. Por isso, é necessário limpá-las pelo menos uma vez ao dia com o auxílio de um pano sem cheiro.
Mesmo sabendo como dar banho em Pug, não é sempre que você vai poder fazer isso em casa. Aliás, tem gente que prefere que todos os banhos sejam dados por profissionais. Sendo assim, saiba que com o app da Petz é possível fazer agendamento de banho e tosa de uma forma rápida e prática.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…