Banhos são essenciais para a higiene e a saúde dos felinos. Contudo, quando os pets apresentam alguma doença de pele, como sarna, a situação pode ficar complicada. Pensando nisso, vamos te dar dicas sobre como dar banho em gatos com sarna.
Assim, você evita contratempos e o risco de piorar o problema. A seguir, vamos falar sobre como a sarna pode afetar os felinos e como dar banho em animais que estão nessa condição. Continue a leitura!
A sarna em gatos é muito comum e não gera complicações se for tratada rapidamente. Entretanto, a doença causa muito incômodo e pode contagiar outros animais. Por se tratar de uma patologia dermatológica, os sintomas se manifestam na pele do felino.
A doença é causada por ácaros que se alojam na pele dos bichanos. Gatos de todas as idades podem ser contaminados, porém, aqueles com baixa imunidade estão mais suscetíveis ao contágio.
É importante colocar que há diferentes espécies de ácaros que podem causar a doença, logo, há diferentes tipos de sarna felina. Apesar de certas semelhanças, elas também apresentam algumas diferenças.
Causada pelo ácaro Otodectes cynotis, a sarna otodécica também é conhecida como sarna de ouvido porque afeta a região interna e externa da orelha. Como consequência, o bichano sente muita coceira e incômodo no ouvido. Além disso, gera um excesso de cera com coloração mais escura.
Esse é o tipo de sarna mais comum entre os felinos. Pode contagiar tanto gatos quanto cachorros, mas não representa perigo para os humanos. Caso haja outros pets na casa, isole o animal contaminado.
Mais conhecida como sarna negra, esse tipo pode ser causado por duas espécies de ácaros: Demodex cati ou Demodex gatoi. Ela gera manchas escuras, crostas e feridas pelo corpo, especialmente na cabeça, orelhas e patas. O felino ainda sente muita coceira e sua pele pode descamar.
Essa é uma doença que atinge exclusivamente os gatos. Causada pelo ácaro Notoedres cati, também é chamada de escabiose felina. Os sintomas são coceira intensa, crostas amareladas, feridas e queda de pelo. A princípio afeta a cabeça, mas logo se espalha para todo o corpo do bichano.
Apesar de não ser tão comum, esse tipo de sarna é altamente transmissível. Por isso, é muito importante que o pet não tenha contato com outros animais de estimação. Também requer atenção redobrada, pois infecções podem surgir a partir das lesões e feridas.
A sarna sarcóptica é mais comum em cachorros, no entanto, também pode atingir gatos e humanos. De forma semelhante aos outros tipos, causa coceira, feridas e vermelhidão na região afetada.
Os sintomas de sarna em gatos podem variar de acordo com o agente causador da doença. Entretanto, alguns sinais costumam estar presentes em todos os felinos contaminados. Dentre os principais, podemos citar:
Em alguns casos, o gato fica lambendo e mordiscando as patas para tentar aliviar a coceira. Ao notar esses sinais em seu amigo peludo, consulte imediatamente um médico-veterinário para obter um diagnóstico. Saber como dar banho em gato com sarna é importante, mas, primeiro, o tutor deve providenciar um tratamento.
Existem antibióticos e pomadas usados para combater a doença. Contudo, a avaliação de um profissional é necessária, pois o tratamento pode variar de acordo com o tipo de sarna que contaminou o bichinho. Qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico-veterinário.
A resposta para esse questionamento é: depende. Banhos só são permitidos após a avaliação de um médico-veterinário. O especialista precisa avaliar o caso e emitir um laudo garantindo que o felino está em tratamento e não está transmitindo a doença.
Portanto, antes de pensar em como dar banho em gato com sarna, procure uma clínica veterinária de confiança para tratar o bichano. Manter o pet limpinho e cheiroso é importante, mas a saúde vem em primeiro lugar.
As instruções sobre como dar banho em gato com sarna são simples, o mais importante é a avaliação do médico-veterinário. Se o felino estiver liberado, arregace as mangas e mãos à obra.
Em primeiro lugar, você deve se preparar. Como citamos um pouco acima, alguns tipos de sarna podem ser transmitidos para humanos, e até a saliva do pet pode ser contagiosa. Por isso, você precisa de proteção. Utilize luvas, máscara e uma roupa que cubra sua pele.
Por conta das feridas, o felino pode ficar mais desconfortável do que de costume na hora do banho. Seja gentil, cuidadoso e paciente. Além de água morna, você pode contar com o auxílio de produtos especializados, como shampoo ou sabonete para sarna de gato.
Vale lembrar que você precisa seguir as instruções do especialista que está acompanhando o caso e utilizar apenas produtos indicados por ele. Depois do banho, esterilize todo o espaço e materiais que o pet teve contato.
A prevenção é o melhor caminho para promover a saúde e o bem-estar do seu gatinho. No caso da sarna felina, adquirir alguns hábitos e evitar outros diminui as possibilidades de enfrentar esse tipo de problema. Aqui vão algumas dicas:
Agora que você sabe como dar banho em gato com sarna, vai ficar mais fácil cuidar do seu companheiro felino. Para te ajudar nessa tarefa, você pode contar com o app da Petz. Por meio dele, você pode agendar diversos serviços, inclusive banho e tosa, sem precisar sair de casa!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…