Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro bravo com segurança

Aprender como dar banho em cachorro bravo é uma tarefa que requer muita paciência e conhecimento, para que o procedimento seja seguro para ambos e não traumatize o pet.

Primeiro, é preciso entender: ele fica bravo porque não gosta de banho ou ele é bravo o tempo todo? Se seu caso for a primeira alternativa, fica mais fácil. Já na segunda alternativa, é necessário ter mais cuidado e muito mais paciência.

Meu cão não gosta de banho

Basta falar a palavra “banho” que seu amigo foge e se esconde? Quando você tenta pegá-lo, ele fica bravo? Bem, ele realmente não gosta desse momento, mas isso não quer dizer que nada pode ser feito.

Medo de água

Já se perguntou se ele é um cachorro com medo de água? Isso é muito comum, principalmente se o tutor usa o borrifador de água como forma de punição.

Se o cão tem esse tipo de associação com a água, é de se esperar que ele reaja negativamente quando vai tomar banho. Por isso, é muito importante não usar esse método para adestrar o animal.

Para dar banho em cachorro que tem medo da água, primeiro, é preciso fazer ele perder esse medo. Comece usando um pano úmido e um recipiente com água: passe o pano nas costas do pet, como se estivesse fazendo carinho.

Aumente a quantidade de água do pano devagar, até deixá-lo molhado a ponto de a água escorrer, e continue esse procedimento por duas ou três vezes, sem dar um banho efetivo. Seque bem o cão com a toalha, sempre fazendo carinhos e recompensando-o. Faça essas tentativas em um dia quente, pois nesse momento o secador ainda não vai ser usado. 

Quando o peludo já estiver acostumado com esse banho, comece a molhar os pés e as patas, tentando molhar o corpo devagar. Por último, vá para a cabeça. Se tudo estiver conforme planejado, você pode passar o xampu e depois enxaguar bem. Se precisar, passe o condicionador e seque-o bem.

Como acostumar o pet ao secador?

Ligue o secador em um cômodo diferente de onde o pet está e dê petiscos para ele. Faça isso repetidas vezes até que ele já esteja acostumado com o barulho do aparelho. Então, aproxime o secador, mas ainda não o direcione ao cão, recompense-o.

Aos poucos, vá direcionando o ar para ele, mas nunca na cabeça. Vá e volte, sempre dando petiscos, até que o vento forte do secador já não incomode mais o cachorro. Então, basta usar o aparelho sempre para ele entender que o secador não lhe faz mal.

Rotina de banhos

Se o cachorro tiver uma rotina de banhos, será mais fácil fazer ele perder o medo do procedimento. Essa é uma das coisas mais importantes para aprender como dar banho em cachorro que tem medo de água.

Tenha dia e horário fixos para dar os banhos, assim ele saberá exatamente o que esperar. Procure dar um passeio antes do banho, isso acalma o peludo e minimiza a ansiedade que ele sente, sendo uma importante dica sobre como dar banho em cachorro bravo.

Também sempre use o mesmo lugar da casa. Tenha certeza de que o piso não é escorregadio e, se for, use um tapete de borracha para o cão não escorregar e se machucar. Não use água fria nem muito quente, a água morna é relaxante e não traumatiza o pet.

Outras dicas importantes

Abaixo listamos algumas dicas para dar banho em cachorro pensando em não criar mais traumas. Além disso, sempre observe a resposta dele ao que vai acontecendo no banho. Isso faz parte de como dar banho em cachorro bravo e permite identificar o que realmente causa o medo.

  • Não use perfumes muito fortes, isso agride o olfato do pet (às vezes, até o nosso);
  • Seu pet sente dor? Então, evite ficar mudando a posição dele o tempo todo e nunca levante as patas para os lados nem o deixe na postura bípede (sobre duas patas);
  • Crie um ambiente calmo para o banho. Para isso, é possível usar um feromônio sintético à venda em pet shops, além de uma música suave e uma luz de intensidade média;
  • Use um tom de voz tranquilo e sempre diga que está tudo bem;
  • Não use banheiras de bebês humanos para dar banho no cão, mergulhá-lo na água pode ser estressante para ele.

Cachorro bravo

Se seu caso for um animal que fica inquieto o tempo todo, veja como fazer para dar banho em cachorro bravo de forma segura e sem traumatizar mais ainda o peludo:

  • siga os passos acima;
  • ensine o pet a deixar você manipulá-lo. Isso exige esforço, paciência e muito petisco. Se for necessário, procure ajuda de um adestrador comportamental;
  • se for preciso, coloque uma focinheira no peludo e peça ajuda para alguém que ele conheça para dar o banho;
  • dê banhos rápidos no início, depois aumente o tempo conforme a necessidade.

Gostou das nossas dicas de como dar banho em cachorro bravo? Agora, é só se preparar para esse momento e, caso precise de ajuda, basta contar com nossos especialistas! No app da Petz, você consegue agendar o banho e tosa do seu amigo de quatro patas em uma unidade próxima do seu lar.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago