Aprender como dar banho em cachorro bravo é uma tarefa que requer muita paciência e conhecimento, para que o procedimento seja seguro para ambos e não traumatize o pet.
Primeiro, é preciso entender: ele fica bravo porque não gosta de banho ou ele é bravo o tempo todo? Se seu caso for a primeira alternativa, fica mais fácil. Já na segunda alternativa, é necessário ter mais cuidado e muito mais paciência.
Basta falar a palavra “banho” que seu amigo foge e se esconde? Quando você tenta pegá-lo, ele fica bravo? Bem, ele realmente não gosta desse momento, mas isso não quer dizer que nada pode ser feito.
Já se perguntou se ele é um cachorro com medo de água? Isso é muito comum, principalmente se o tutor usa o borrifador de água como forma de punição.
Se o cão tem esse tipo de associação com a água, é de se esperar que ele reaja negativamente quando vai tomar banho. Por isso, é muito importante não usar esse método para adestrar o animal.
Para dar banho em cachorro que tem medo da água, primeiro, é preciso fazer ele perder esse medo. Comece usando um pano úmido e um recipiente com água: passe o pano nas costas do pet, como se estivesse fazendo carinho.
Aumente a quantidade de água do pano devagar, até deixá-lo molhado a ponto de a água escorrer, e continue esse procedimento por duas ou três vezes, sem dar um banho efetivo. Seque bem o cão com a toalha, sempre fazendo carinhos e recompensando-o. Faça essas tentativas em um dia quente, pois nesse momento o secador ainda não vai ser usado.
Quando o peludo já estiver acostumado com esse banho, comece a molhar os pés e as patas, tentando molhar o corpo devagar. Por último, vá para a cabeça. Se tudo estiver conforme planejado, você pode passar o xampu e depois enxaguar bem. Se precisar, passe o condicionador e seque-o bem.
Ligue o secador em um cômodo diferente de onde o pet está e dê petiscos para ele. Faça isso repetidas vezes até que ele já esteja acostumado com o barulho do aparelho. Então, aproxime o secador, mas ainda não o direcione ao cão, recompense-o.
Aos poucos, vá direcionando o ar para ele, mas nunca na cabeça. Vá e volte, sempre dando petiscos, até que o vento forte do secador já não incomode mais o cachorro. Então, basta usar o aparelho sempre para ele entender que o secador não lhe faz mal.
Se o cachorro tiver uma rotina de banhos, será mais fácil fazer ele perder o medo do procedimento. Essa é uma das coisas mais importantes para aprender como dar banho em cachorro que tem medo de água.
Tenha dia e horário fixos para dar os banhos, assim ele saberá exatamente o que esperar. Procure dar um passeio antes do banho, isso acalma o peludo e minimiza a ansiedade que ele sente, sendo uma importante dica sobre como dar banho em cachorro bravo.
Também sempre use o mesmo lugar da casa. Tenha certeza de que o piso não é escorregadio e, se for, use um tapete de borracha para o cão não escorregar e se machucar. Não use água fria nem muito quente, a água morna é relaxante e não traumatiza o pet.
Abaixo listamos algumas dicas para dar banho em cachorro pensando em não criar mais traumas. Além disso, sempre observe a resposta dele ao que vai acontecendo no banho. Isso faz parte de como dar banho em cachorro bravo e permite identificar o que realmente causa o medo.
Se seu caso for um animal que fica inquieto o tempo todo, veja como fazer para dar banho em cachorro bravo de forma segura e sem traumatizar mais ainda o peludo:
Gostou das nossas dicas de como dar banho em cachorro bravo? Agora, é só se preparar para esse momento e, caso precise de ajuda, basta contar com nossos especialistas! No app da Petz, você consegue agendar o banho e tosa do seu amigo de quatro patas em uma unidade próxima do seu lar.
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…